Instituto Dom Hélder Câmara será contemplado no Criança Esperança 2025, da Rede Globo

O anúncio foi feito durante o programa Conversa com Bial, também da Rede Globo. O Criança Esperança 2025 acontecerá no dia 27 de outubro

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 19/10/2025, às 09h02 - Atualizado às 09h58

Pintura de Dom Helder Camara na nova sede do CEDOHC
Pintura de Dom Helder Camara na nova sede do CEDOHC - DIVULGAÇÃO

Foi anunciado, no programa Conversa com Bial, da Rede Globo, que o Instituto Dom Hélder Câmara será uma das instituições contempladas pelo Criança Esperança 2025, da mesma emissora. Na ocasião, estavam presentes as representandos do IDHeC Teresa Duere, Virginia Pimentel e Silvia Meneses,

O Criança Esperança é uma campanha nacional de mobilização social, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), voltada para os direitos da criança e do adolescente. A edição de 2025 acontecerá no dia 27 de outubro.

"Nós estamos na rua trabalhando dia e noite com a certeza de que esse legado está sendo verdadeiramente vivido", afirmou Teresa Duere após o anúncio.

Instituto Dom Hélder Câmara

O IDHeC é uma entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a divulgação do legado do ex-arcebispo de Olinda e Recife. O instituto desenvolve ações culturais e projetos sociais que atuam de acordo com os escritos de Dom Hélder: baseados no combate à opressão e no incentivo à solidariedade, respeito e à própria vida. 

“Os jovens de hoje, com a ajuda divina, levarão mais longe nossa esperança. E as crianças de hoje, provavelmente e sempre com a ajuda divina, já não terão mais esperança de um mundo mais responsável, um mundo de menos ódio, menos violência e muito mais amor. Para nós e para os jovens de hoje ainda será esperança. Para as crianças de hoje, a esperança se transformará em feliz realidade” - Dom Hélder Câmara, Um Olhar Sobre a Cidade, 1981.

Novo Centro de Documentação Dom Hélder Câmara foi inaugurado no Recife

Em setembro, o IDHeC inaugurou o novo Centro de Documentação Dom Helder Câmara (CEDOHC), na rua Henrique Dias, 288, ao lado da igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife.

O acervo reúne mais de 200 mil páginas de manuscritos, 18 mil imagens, livros, vídeos, correspondências e documentos históricos. Os materiais estavam sob guarda da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).