Inspirado nos saraus culturais que o bispo Dom Hélder Câmara realizava, o IDHEC lança novo projeto voltado para a celebração da vida e cultura
por Clara Nilo
Publicado em 24/03/2025, às 13h38 - Atualizado às 14h05
O Instituto Dom Hélder Câmara (IDHEC) está com um novo lançamento: o projeto Dom Cultural, inspirado nos saraus culturais que o bispo Dom Hélder Câmara realizava no Palácio dos Manguinhos.
O Dom Cultural já conta com uma programação completa para o ano de 2025 e deve acontecer toda última sexta-feira do mês, na Igreja das Fronteiras. O evento de estreia será no dia 28 de março, às 19h, e terá a apresentação de Marcelo Melo, do Quinteto Violado e de Percy Marques, coordenador do MPB Unicap.
De acordo com o Instituto Dom Hélder Câmara, o projeto busca celebrar a alegria de viver de Dom Hélder, "alguém que tinha mil razões para viver, que achava o deserto fértil e para quem as sementes que queria espalhar pela terra eram de paz, compreensão, amor, largueza de visão e coração e de esperança. Um jovem que nunca ficou velho".
Em 1984, Dom Helder Câmara fundou a Instituição Obras de Frei Francisco durante seu último ano como arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife. A proposta da instituição era promover ações concretas em defesa da dignidade humana.
Em 2003, quatro anos após a sua morte, a entidade passou a se chamar Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC), em homenagem ao seu fundador. Reconhecido como utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal, o instituto é uma organização sem fins lucrativos.
O principal objetivo do IDHeC é preservar e divulgar o legado de Dom Helder. Para isso, o Instituto se dedica à publicação de seus manuscritos, como as Obras Completas, ao desenvolvimento de ações culturais e sociais e à construção do Memorial Dom Helder Câmara.