Amupe e TCE discutem os desafios que a gestão pública enfrenta, como buscar soluções coletivas para os problemas que afetam os municípios
por Jamildo Melo
Publicado em 24/03/2025, às 09h26 - Atualizado às 09h34
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) Marcelo Gouveia, esteve reunido com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), conselheiro Valdecir Pascoal, e os conselheiros Marcos Loreto e Eduardo Porto.
O encontro aconteceu na sede do Tribunal e teve como objetivo estreitar a parceria entre as instituições e discutir questões fundamentais para o fortalecimento da gestão pública nos municípios pernambucanos.
Durante a audiência, diversos pontos foram abordados, entre eles a necessidade de a Amupe ser envolvida nas decisões que impactam diretamente os municípios.
De acordo com a entidade, a relevância da participação ativa da associação foi destacada, especialmente em consultas que afetam as finanças e as operações municipais.
Outro tema de destaque foi a análise dos impactos dos pisos salariais para servidores temporários e as nomeações decorrentes de concursos públicos, com foco nos limites da despesa com pessoal, um aspecto crucial para a saúde financeira dos municípios.
O fortalecimento da capacitação dos gestores municipais também esteve em pauta.
A Amupe e o TCE-PE acordaram que formarão um grupo de trabalho para discutir a legalidade e eficiência das diferentes formas de contratação de servidores municipais.
Além disso, a importância da regulamentação da ordem cronológica de pagamentos foi enfatizada, com o compromisso de apoio do TCE-PE na capacitação dos gestores para a implantação dessa medida, garantindo transparência e controle das finanças públicas.
Marcelo Gouveia esteve acompanhado dos assessores jurídicos da Amupe, Marcos Alencar e João Batista Rodrigues.
"Com essa agenda, nós reafirmamos o compromisso da Amupe com uma gestão pública eficiente, transparente e responsável, sempre buscando o melhor para os municípios pernambucanos', afirmou, em informe ao site.
'A parceria com o TCE-PE é fundamental para promover avanços significativos na administração municipal, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma adequada e eficaz para o desenvolvimento de Pernambuco”, frisou Gouveia.
Marcelo Gouveia, ex-prefeito de Paudalho e filiado ao Podemos, acaba de ser reeleito presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em uma eleição marcada pela união multipartidária e pela busca de soluções para os municípios pernambucanos.