Humberto Costa participa de ações com João Campos após gestos de outros nomes ao Senado

Humberto Costa tenta mobilização após atos de Marília Arraes, Silvio Costa Filho e Miguel Coelho em aproximação com João Campos; todos querem o Senado

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 13/10/2025, às 07h33 - Atualizado às 08h18

João Campos e Humberto Costa sorriem, ao fundo diversas pessoas
Humberto Costa esteve com João Campos em agenda no domingo (12) do dia das crianças - Hélia Shepa

O senador Humberto Costa (PT) participou de duas agendas com o prefeito João Campos (PSB) no Recife neste fim de semana.

No sábado (11), estiveram juntos na comemoração da vitória do Náutico e, no domingo (12), na inauguração da primeira etapa do Parque Roque Santeiro.

O movimento é visto como uma resposta do PT às recentes articulações de outros pré-candidatos ao Senado na chapa de João Campos, como Marília Arraes e Silvio Costa Filho.

A disputa pelas duas vagas na chapa está acirrada entre quatro nomes: Humberto, Marília, Silvio e Miguel Coelho.

Pesquisa Simplex recente mostrou Marília Arraes (23,7%) e Humberto Costa (20,3%) em empate técnico na liderança da disputa para o Senado.

O senador Humberto Costa (PT) retomou as agendas públicas ao lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), neste fim de semana.

A aproximação do pestista ocorre em meio ao aumento das movimentações de outros pré-candidatos que disputam uma vaga ao Senado na chapa do socialista em 2026.

No sábado (11), os dois assistiram juntos à comemoração da vitória do Náutico, que garantiu o acesso à série B, no Estádio dos Aflitos. No domingo (12), participaram da inauguração da primeira etapa do Parque Roque Santeiro, no bairro dos Coelhos, obra que contou com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

No evento, Humberto destacou a parceria entre os governos. “Aqui, onde antes havia palafitas, hoje há um parque. [...] Isso mostra que, quando governo federal e prefeitura trabalham juntos, a cidade avança e a vida das pessoas melhora de verdade”, afirmou o senador.

Disputa acirrada na chapa de João Campos

A presença de Humberto ao lado de João Campos poderia ser uma estratégia para reforçar a posição do senador na chapa, após novas investidas de outros pré-candidatos. A disputa pelas duas vagas ao Senado é hoje o principal ponto de tensão na aliança encabeçada pelo prefeito do Recife.

No fim de semana anterior, Marília Arraes (Solidariedade) realizou um ato de seu partido que contou com a presença de João Campos e do ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), um de seus concorrentes diretos. Humberto, por sua vez, participou apenas de forma remota, enviando um vídeo.

Atualmente, quatro nomes se movimentam para compor a chapa majoritária. Humberto Costa busca a reeleição, tendo o PT como principal vantagem para Campos. Marília Arraes tem a vantagem do recall de eleições majoritárias, mas enfrenta resistências dentro do próprio campo da esquerda, especialmente por sua saída do PT em 2022, após divergências com Humberto sobre a candidatura ao governo.

O ministro Silvio Costa Filho corre por fora, apostando no apoio direto do presidente Lula e na força do Republicanos, que comanda 18 prefeituras no estado.

Já o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), representa a força do interior e um elo com um eleitorado mais à direita, mas tem o impasse de não trazer vantagem para aliança com Lula e por estar na Federação União Progressista, com o PP ao lado de Raquel Lyra (PSD) no estado. 

Uma pesquisa Simplex divulgada na última semana mostrou Marília Arraes com 23,7% e Humberto Costa com 20,3%, em empate técnico. Miguel Coelho apareceu com 12,5%, enquanto Silvio Costa Filho registrou 2,4%.

Com Humberto sendo o nome mais consolidado, a tendência é que a disputa pela segunda vaga se afunile entre Marília, Miguel e Silvio.