Honraria do Senado Federal reconhece a gestão de Raquel Lyra pela maior pontuação no Índice Estado Alfabetizador, apesar de desigualdade entre municípios
por Cynara Maíra
Publicado em 13/10/2025, às 06h59 - Atualizado às 07h29
A governadora Raquel Lyra recebe, nesta segunda-feira (13), a "Comenda Governadores pela Alfabetização" em Brasília.
Pernambuco obteve a maior pontuação (25 pontos) entre todos os estados no Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa.
Em 2024, o estado alcançou 60,8% de crianças alfabetizadas na idade certa, superando a média nacional de 59,2%.
O desempenho, no entanto, é desigual entre os municípios. Enquanto Carnaubeira da Penha atingiu 100%, cidades como Catende ficaram com apenas 21,8%.
A homenagem se soma a outro reconhecimento recebido pelo estado em fevereiro, o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, entregue pelo MEC.
A governadora Raquel Lyra (PSD) recebe, nesta segunda-feira (13), em Brasília, a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa. Essa é a primeira vez que o Senado Federal concede a honraria para estados que atuaram no avanço da alfabetização e da educação no país.
Pernambuco alcançou a maior pontuação entre todas as unidades da federação, com 25 pontos, de acordo com a avaliação do Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa (IEA).
O reconhecimento federal ocorre após os resultados recentes de Pernambuco. Em 2024, o estado atingiu a marca de 60,8% de crianças alfabetizadas até os sete anos, superando a média nacional, de 59,2%. O desempenho colocou Pernambuco na 11ª posição no ranking nacional e em 2º lugar no Nordeste, atrás apenas do Ceará (85,3%).
A homenagem se soma a outro prêmio recebido pela governadora em fevereiro deste ano, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na categoria ouro, concedido pelo Ministério da Educação (MEC).
O governo Raquel Lyra atribui os avanços ao programa Juntos Pela Educação, que prevê um investimento de R$ 5,5 bilhões na área até 2026.
Apesar do resultado geral positivo, os dados municipais revelam desigualdade entre as cidades. Enquanto cidades como Carnaubeira da Penha (100%), Machados (96,8%) e Cumaru (95,1%) registraram índices de excelência em 2024, outros municípios ficaram muito abaixo da média estadual, como Catende (21,8%), Escada (30,5%) e Ouricuri (30,8%).
Entre os grandes polos, Petrolina se destacou com 70,25% de crianças alfabetizadas. Já Caruaru ficou com 58,4% e o Recife registrou 54,36%, segundo os dados do Indicador Criança Alfabetizada do MEC/Inep.