Lula visita expansão de laboratório farmacêutico em Suape nesta sexta-feira (13)

Primeira agenda do presidente Lula em Pernambuco será nas obras de expansão em fábrica farmacêutica no Complexo Portuário de Suape

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 13/02/2026, às 07h32 - Atualizado às 08h05

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido de terno e gravata, com a ponta do indicador na boca e olhando para esquerda. No fundo, a bandeira do Brasil.
Lula chega em Pernambuco nesta sexta-feira (13) - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) chega a Pernambuco nesta sexta-feira (13) para visitar as obras de expansão do Aché Laboratórios no Porto de Suape, às 15h40.

A agenda integra a Nova Indústria Brasil (NIB), que foca no Complexo Econômico-Industrial da Saúde para reduzir a dependência de insumos importados pelo SUS.

O projeto prevê R$ 300 bilhões em investimentos nacionais e incentivos fiscais para inovação através da reforma da Lei do Bem.

Na madrugada de sábado (14), Lula acompanha o desfile do Galo da Madrugada ao lado de João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD).

A visita ocorre sob forte especulação política sobre o apoio de Lula em 2026, com Raquel Lyra sinalizando apoio à reeleição do petista em troca de neutralidade estadual no primeiro turno.

Antes de acompanhar o Galo da Madrugada na manhã de sábado (14), o presidente Lula (PT) chega em Pernambuco nesta sexta-feira (13) para ver as obras de uma fábrica farmêutica no Porto de Suape. 

O presidente junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, chegarão às 15h40 no Cabo de Santo Agostinho para ver a expansão da fábrica de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS) do Aché Laboratórios Farmacêuticos.

A nova unidade deverá ampliar a capacidade de produção de remédios em nível nacional para o SUS, como parte do projeto da Nova Indústria Brasil (NIB) e o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS)

O governo Lula instalou a NIB como uma nova política industrial em 2023, com seis missões setoriais, incluindo o CEIS como prioridade para elevar a produção nacional de insumos em saúde de 42% para 70%.

O projeto prevê R$ 300 bilhões em investimentos, com metas como isonomia tributária em compras públicas e reforma da Lei do Bem, que garante isenções fiscais, para fomentar inovação.

Lula em Pernambuco

Lula sai de Brasília às 13h e deve chegar às 15h em Pernambuco. Não há na agenda do presidente mais compromissos após a visita ao Complexo Portuário de Suape. Como o presidente passa por reunião com o ministro da Pesca, André de Paula (PSD), o político talvez acompanhe Lula na viagem. 

Na madrugada de sábado, Lula deve estar entre o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSD), para acompanhar o Galo da Madrugada. 

O presidente deve usar o momento para articular como ficará o cenário em Pernambuco. Especula-se que Raquel Lyra teria dito a Lula que, caso mantesse neutralidade no primeiro turno, sua candidatura apoiaria explicitamente a reeleição do presidente

Esse cenário seria desfavorável para João Campos, que deseja o apoio único do presidente na disputa. Como presidente do PSB Nacional, o socialista também já defendeu publicamente a manutenção de Geraldo Alckmin (PSB) como candidato a vice.

Apesar disso, corre rumores de que Lula estaria a procura de outros partidos para essa vaga.