Lula lidera disputa digital pela primeira vez em 2025 e supera Michelle Bolsonaro

O Índice Datrix dos Presidenciáveis utiliza inteligência artificial para analisar os dados das redes sociais dos possíveis candidatos à presidência em 2026

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 01/09/2025, às 11h43 - Atualizado às 12h23

Isac Nóbrega/Arquivo/PR
Isac Nóbrega/Arquivo/PR

Pela primeira vez desde a criação do Índice Datrix dos Presidenciáveis (IDP), em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança da disputa digital. Em agosto, o petista alcançou 24,39 pontos, alta de 15% em relação ao mês anterior.

Em julho, o crescimento foi diretamente influenciado pela reação do presidente ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Já em agosto, o aumento está ligado ao aumento do engajamento nas redes sociais do petista e pela repercussão em veículos de imprensa, páginas de influenciadores e declarações de outros políticos. 

O levantamento, que mede a força de potenciais candidatos ao Planalto a partir da análise de redes sociais, mostrou outras mudanças também. Ciro Gomes (PDT) saiu do sexto para o segundo lugar, com 16,62 pontos, embalado por especulações sobre sua possível entrada no PSDB.

A direita como um todo apareceu de forma negativa. Michelle Bolsonaro (PL), que havia liderado em julho, passou para a sétima posição, com uma queda de 53%. Ela perdeu metade do engajamento em resposta à crise de notícias negativas sobre as  investigações que o seu marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está passando pela Polícia Federal.

Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Jr. (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Romeu Zema (Novo-MG)  também tiveram uma baixa perfomance e foram alvo de críticas de setores bolsonaristas. Zema ainda fechou o mês de agosto com pontuação negativa após declarações sobre o Nordeste consideradas  xenofóbicas.

Lula segue à frente de Eduardo Bolsonaro em nova pesquisa do Futura Inteligência

De acordo com pesquisa publicada pelo Instituto Futura Inteligência na última semana, o presidente Lula está à frente do filho do ex-presidente Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PL), em simulação da corrida para a Presidência da República em 2026. 

No primeiro cenário, Lula aparece com 32,6% de inteções de votos, enquanto o herdeiro do ex-presidente aparece com 19,5%. Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece em seguida, com 13%, e Ciro Gomes (PDT) surge em quarto lugar, com 7,2%.

Confira a pesquisa completa aqui.