Presidente Lula deve visitar Pernambuco em julho para inauguração de hospital em Garanhuns, em meio a articulações políticas no estado
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 22/06/2026, às 18h31
Lula deve visitar Pernambuco no próximo mês, segundo anúncio feito pelo prefeito Sivaldo Albino
Agenda prevista inclui Garanhuns, onde está em construção unidade oncológica vinculada ao modelo do Hospital de Amor.
Obra integra o Novo PAC e prevê atendimento pelo SUS com capacidade estimada de até 20 mil atendimentos mensais.
Aliados e gestores locais destacam conjunto de investimentos federais e estaduais no município do Agreste.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar Pernambuco no próximo mês, às vésperas do fim do prazo para formalização de palanques eleitorais, marcado para 4 de julho. A agenda, segundo anúncio feito pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB), ao lado dos deputados Felipe Carreras (PSB) e Cayo Albino (PSB), terá como destino Garanhuns, no Agreste Meridional, onde foi construído uma unidade oncológica vinculada ao modelo do Hospital de Amor.
A visita, ainda sem data oficial confirmada, deve ocorrer em meio à reta final das articulações no estado e deve ser o último palanque da pré-campanha do estado, num município aliado do pré-candidato ao governo, João Campos (PSB). Será a última agenda do presidente em Pernambuco antes das convenções partidárias do ciclo eleitoral de 2026.
O equipamento em construção no município é associado à marca “Hospital de Amor”, referência ao modelo do Hospital de Amor de Barretos (SP), e não corresponde a uma nomenclatura oficial da unidade. O projeto prevê atendimento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer para pacientes do Agreste e de outras regiões do interior.
A estrutura está sendo implantada no bairro Dom Hélder Câmara, em Garanhuns, com administração da Fundação Pio XII. A previsão de funcionamento é de até 20 mil atendimentos mensais. O investimento federal integra o Novo PAC Seleções, com recursos também para aquisição de equipamentos. A Prefeitura de Garanhuns é responsável pela infraestrutura local e acessos viários.
Nas redes sociais, o deputado federal Felipe Carreras comentou a fase final das obras em vídeo publicado em formato de reels. “Está chegando a hora. O sonho está virando realidade. Muitos não acreditaram, mas a gente vê que quando se quer, se faz. O presidente Lula assumiu o governo, ele fez. Está pronto, está lindo. Padrão internacional. A altura do que merece o povo de Garanhuns e de todo o agreste meridional”, afirmou.
O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, também destacou a expectativa de inauguração durante evento no município. “Estou muito feliz de estar vivenciando esse momento histórico para Garanhuns, agreste e Pernambuco. Recordo desde o início, do pedido ao ministro Alexandre Padilha, ao Mozart Sales, ao presidente Lula, para que pudesse implantar esse hospital aqui. Neste mês de junho, será a inauguração com o presidente Lula”, disse.
Anteriormente, ao Jamildo.com, Albino afirmou que a unidade integra um conjunto de investimentos no município, incluindo maternidade, centro de parto normal, equipamentos de saúde, obras de infraestrutura e intervenções em mobilidade. Segundo ele, a maternidade em construção às margens da BR-423 conta com investimento de R$ 60 milhões do Governo Federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O prefeito também citou ações em áreas como educação, pavimentação e iluminação pública em bairros como a Cohab III, além de obras de equipamentos sociais. A duplicação da BR-423 também foi mencionada entre os projetos em andamento.