João Campos exonera servidores do Procon após entrada do Avante na base de Raquel Lyra

Após o Avante assumir posto no governo Raquel Lyra, João Campos exonera diversos nomes do Procon Recife

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 12/04/2025, às 09h47 - Atualizado às 10h27

Sebastião Oliveira, João Campos e Waldemar Oliveira. Avante apoiou João nas eleições municipais de 2024 - Divulgação
Sebastião Oliveira, João Campos e Waldemar Oliveira. Avante apoiou João nas eleições municipais de 2024 - Divulgação

Menos de um mês depois do Avante assumir a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo do Governo Raquel Lyra (PSD), a Prefeitura do Recife publicou a exoneração de diversos servidores do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da cidade.

O órgão da prefeitura de João Campos (PSB) estava até então com o Avante. A publicação da saída retroativa de servidores foi divulgada no Diário Oficial do Município neste sábado (12).

A portaria assinada pelo prefeito João Campos atinge nomes ligados ao Procon, entre superintendência, gerências e assessorias.

Dentre os exonerados estão o então superintendente de Defesa do Consumidor, Héllder Rômulo Araújo de Meneses, e as gerentes-gerais de Atendimento e de Fiscalização, Janaína Vieira Bezerra e Tatiana de Godoy Ferraz, respectivamente. Também foram dispensados nomes de cargos técnicos, como gestores de unidade, assessores e assistentes.

As exonerações foram registradas como “a pedido” e atingem cargos comissionados de diferentes níveis, com validade a partir de datas que variam entre 24 de março e 1º de abril, conforme a portaria nº 712/2025.

Avante vai para o lado de Raquel Lyra que tenta ampliar base para 2026

A saída da sigla da estrutura da Prefeitura do Recife ocorre após o Avante ser contemplado no governo Raquel Lyra com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, entregue ao ex-prefeito de Custódia, Emanuel Freitas.

A legenda também indicou o futuro novo administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, sobrinho do presidente do Avante-PE, Sebastião Oliveira.

A mudança é parte da estratégia da governadora para ampliar sua base de apoio e alcançar maior capilaridade política no estado, especialmente na Região Metropolitana.

A movimentação se dá em meio à tentativa de Raquel Lyra de aumentar sua competitividade eleitoral em 2026.

Em pesquisa divulgada na quinta-feira (10) pela Real Time Big Data, o prefeito João Campos aparece com 67% das intenções de voto contra 22% da governadora.

O levantamento também mostra diferença expressiva nos índices de aprovação: enquanto João tem 77% de aprovação, Raquel soma 46%, com 49% de desaprovação.