Pré-candidato do PSB cumpriu agenda em Abreu e Lima, criticou a gestão estadual, defendeu nova governança metropolitana e apresentou propostas
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 27/06/2026, às 13h32
João Campos afirmou que pretende ser "o melhor governador da história de Pernambuco".
Pré-candidato criticou a atual gestão estadual e comparou resultados com sua administração no Recife.
Ex-prefeito defendeu a criação de uma governança metropolitana permanente para a RMR.
Agenda incluiu caminhada na Feira Nova, visita ao Mercado Municipal e encontro com lideranças políticas locais.
O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), afirmou neste sábado (27), durante agenda em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, que pretende disputar o Palácio do Campo das Princesas com o objetivo de realizar uma gestão que, segundo ele, possa ser reconhecida como "a melhor da história de Pernambuco".
A declaração foi dada durante entrevista concedida no município, onde também cumpriu compromissos com lideranças políticas e visitou equipamentos públicos. Ao defender sua pré-candidatura, João afirmou que pretende implementar iniciativas inéditas no Estado, citando ações desenvolvidas durante sua gestão na Prefeitura do Recife como referência.
"Eu não virei prefeito do Recife para fazer o que sempre foi feito. Eu virei prefeito para fazer o que nunca foi feito e fazer pela primeira vez o que as pessoas achavam que era difícil fazer. Eu conto isso para vocês entenderem que eu não estou botando meu nome para disputar o Governo do Estado para fazer a mesma coisa. Eu estou botando meu nome para ser o melhor governador da história de Pernambuco", declarou.
Durante a agenda, o ex-prefeito também fez críticas à condução da atual gestão estadual na atração de investimentos para o Litoral Norte. Segundo ele, empreendimentos como o polo automotivo, a Hemobrás, a Vivix e o polo cervejeiro foram implantados em administrações anteriores do PSB, e defendeu a abertura de um novo ciclo de desenvolvimento para a região.
João ainda avaliou que o Governo do Estado tem apresentado resultados abaixo das expectativas em áreas como infraestrutura e educação infantil. Ao comparar ações de sua gestão na capital com promessas feitas pela governadora Raquel Lyra (PSD), afirmou que a administração estadual não conseguiu transformar anúncios em entregas.
"O que a gente viu é um governo que passou muito tempo sem trabalhar e, quando chega no ano eleitoral, tenta fazer algum movimento. Mas movimento é diferente de resultado. Uma coisa é você se movimentar. Outra coisa é você dar resultado, inaugurar obra. Eu fiz 107 creches no Recife. Ela prometeu 250 e fez cinco no Estado. O que aconteceu no Estado foi muita promessa e pouco resultado. A sensação que eu tenho é que o Governo do Estado tenta se mexer, mas não consegue fazer gol", disse.
Na entrevista, João também citou programas de intercâmbio educacional como exemplos de políticas públicas inovadoras. Mencionou o Ganhe o Mundo, criado durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos, e o Recife no Mundo, implantado quando esteve à frente da Prefeitura do Recife, como iniciativas que, segundo ele, demonstram a capacidade de formular novos projetos para Pernambuco.
Outro tema abordado foi a necessidade de fortalecer a integração entre os municípios da Região Metropolitana do Recife. O pré-candidato afirmou que, caso seja eleito, pretende criar uma instância permanente de governança metropolitana para tratar de demandas compartilhadas entre as cidades.
"É preciso fazer uma governança metropolitana de verdade. Não vai ser aquela coisa de chamar os prefeitos para uma conversa e não fazer nada. Tem que ter para discutir os limites, os serviços de limpeza, de iluminação e saúde dessas áreas limítrofes. Eu vou criar uma instância de governança metropolitana permanente, para a gente discutir as ações do Estado e entrar como mediador da interlocução entre os municípios", afirmou.
Além da entrevista, João Campos percorreu a Feira Nova e o Mercado Municipal de Abreu e Lima, onde conversou com comerciantes e moradores. O roteiro também incluiu uma visita à carreta do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal.
A agenda foi acompanhada pelo prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha (PSB), pelo pré-candidato a deputado estadual Flávio Gadelha Filho (MDB), pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) e pelos deputados Pedro Campos (PSB), Mário Ricardo (Podemos) e Francismar Pontes (PSB), além de outras lideranças da região. Esta foi a segunda visita de João Campos ao município durante o período de pré-campanha.