Na véspera de Natal, o prefeito do Recife anunciou nova leva de cinco secretários para sua gestão na Prefeitura do Recife em 2025
por Cynara Maíra
Publicado em 25/12/2024, às 07h04
O prefeito João Campos (PSB) anunciou, na terça-feira (24), mais nomes para compor o primeiro escalão da Prefeitura do Recife a partir de janeiro de 2025.
Com anúncios a conta-gotas, o prefeito da cidade tem divulgado separadamente a cada dia alguns dos nomes que integrarão seu primeiro escalão. Como um segundo mandato, diversos dos escolhidos pelo socialista já compõem a atual gestão.
Entre as novidades da terça-feira estão Alexandre Rebêlo, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do Programa Pacto pela Vida, voltado à redução da violência.
Rebêlo assumirá a Secretaria de Ordem Pública e Segurança e retorna à administração municipal. Atualmente ele está como diretor do programa da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE), Rebêlo iniciou sua trajetória na Secretaria da Fazenda de Pernambuco, atuou como secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco e do Recife, assim como na Secretaria de Educação da capital.
Ainda entre os que permanecerão em seus cargos está Milu Megale, que continuará na Secretaria de Cultura.
Publicitária com atuação nas áreas de marketing político e cultural, Milu teve passagem como secretária de Turismo de Pernambuco e diretora de Marketing da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
Durante sua atuação na Secretaria de Cultura, o Recife conseguiu o título de Cidade Criativa da Unesco no Brasil – Cidade da Música.
Ex-adversário político de João Campos nas eleições municipais de 2020, Carlos Andrade Lima (União Brasil) será o novo secretário de Desenvolvimento Econômico.
A indicação de Carlos garante maior reforço para o apoio do União Brasil a João Campos. O partido é um dos mais cobiçados por Raquel Lyra (PSDB) para "pular de lado".
Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com especializações em Lisboa, Roma e Nova York, Carlos também já disputou o Senado Federal em 2022.
Gustavo Monteiro, designado para a Secretaria de Articulação Política e Social, é formado em Administração pela Unicap e já compõe a gestão João Campos, mas em uma secretaria executiva;
Monteiro já atuou como chefe de gabinete em órgãos estratégicos, incluindo as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da Prefeitura do Recife (PCR) e a Secretaria Estadual de Saúde.
Atualmente, é secretário executivo de Articulação Territorial na Secretaria de Governo e Participação Social.
João Campos também anunciou o nome de Maíra Fisher para assumir a Secretaria de Administração, após comandar a pasta de Finanças no atual mandato.
Economista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maíra tem MBA em Gestão pela UAb Portugal e foi reconhecida como uma das líderes femininas do programa Women's Leadership Network 2024, promovido pela Universidade de Columbia.
Servidora pública desde 2011, sua atuação abrange áreas como planejamento estratégico, desenvolvimento econômico e gestão pública.
Os nomes anunciados nesta terça complementam o time já divulgado nos dias anteriores, são eles:
Com a reforma administrativa proposta por João Campos, ainda faltam 13 secretarias a serem preenchidas e anunciadas pelo prefeito da cidade.
@blogdojamildo