Movimento contra a escala 6X1 no trabalho ganhou força e irá ao plenário da Câmara. Partido da autora do projeto, PSOL convoca mobilizações em Pernambuco
por Cynara Maíra
Publicado em 14/11/2024, às 13h00
Com as mobilizações nacionais sobre a redução da escala de trabalho 6x1 (trabalha seis dias, folga um), o PSOL de Pernambuco decidiu por convocar a população para participar de manifestações sobre o tema na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Agreste.
A deputada Erika Hilton (PSOL-SP), autora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara dos Deputados, compõe a legenda, o que fortalece a participação do PSOL na reivindicação.
A PEC apresentada por Hilton sugere que a carga horária máxima diária seja de 8 horas diárias e 36 horas semanais, distribuída em quatro dias de trabalho e três dias de folga (escala 4x3). Essa modalidade de jornada já é efetuada pelos próprios parlamentares.
O tema ganhou notoriedade nas redes sociais através da petição pública do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado por Ricardo Azevedo. O abaix0-assinado conseguiu 2 milhões de assinatura, enquanto Azevedo conseguiu se eleger vereador pelo PSOL do Rio de Janeiro.
Com a mobilização nas redes sociais, a proposta saiu de 71 para 194 assinaturas entre os deputados federais. Esse número ultrapassa as 171 assinaturas exigidas para que o tema entre em tramitação na Câmara.
Mesmo com o expressivo apoio popular, diversos políticos se opõem ao texto, com o argumento de que trará prejuízos para economia. Dentre eles, há o ex-prefeito de Petrolina e ex-candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho (União Brasil).
Segundo Coelho, a proposta reduziria a força de trabalho em 33%, o que aumentaria o custo das empresas. A possibilidade de ampliar o trabalho informal também é um dos aspectos negativos levantados pelo ex-prefeito.
O argumento levantado pelos que defendem a PEC é de que a ação melhorará a produtividade dos funcionários, a qualidade de vida da população e garantirá a redução de gastos operacionais nas empresas.
O site deseja saber, o que você acha sobre a PEC contra a escala 6X1 no trabalho?
Diversos estados e entidades planejam utilizar o dia da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira (15) para protestar contra a escala 6x1. A mobilização do PSOL ocorrerá no Recife e em Caruaru.
Em Caruaru, segundo ponto de mobilização sobre a escala 6X1, será organizada pela presidente do PSOL da cidade e ex-candidata à Prefeitura de Caruaru, Michelle Santos. A concentração no Agreste ocorrerá em frente ao Grande Hotel, às 9 horas.
No mesmo horário, o PSOL do Recife acompanhará manifestantes a partir do Parque Treze de Maio, próximo da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Leia também
@blogdojamildo