Eleições 2024: Michelle Santos apresenta propostas para Caruaru na sabatina do Jamildo.com

Michelle Santos foi penúltima convidada da sabatina de Jamildo Melo com candidatos à Prefeitura de Caruaru. Sexta (20) será o ex-prefeito Zé Queiroz.

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 19/09/2024, às 17h00

Michelle Santos foi a penúltima candidata a partir da sabatina com candidatos em Caruaru - Yan Lucca/Jamildo.com
Michelle Santos foi a penúltima candidata a partir da sabatina com candidatos em Caruaru - Yan Lucca/Jamildo.com

A advogada Michelle Santos (PSOL) foi a penúltima candidata à Prefeitura de Caruaru a participar da série de sabatinas do Jamildo.com sobre a disputa no principal polo urbano do Agreste.

A sabatina em Caruaru termina na sexta-feira (20), com o ex-prefeito Zé Queiroz (PDT) às 16 horas.

O encontro será em formato de transmissão ao vivo pelo Instagram do site (@blogdojamildo). Na próxima semana, serão recebidos os candidatos à Prefeitura de Petrolina, do Sertão de Pernambuco. 

Jamildo já entrevistou os principais nomes na disputa pelo Executivo do Recife, de Jaboatão dos Guararapes e Olinda. 

Sabatina com Michelle Santos

A candidata começou apresentando como iniciou na política durante o movimento estudantil e aderiu ao PSOL para garantir a presença dos movimentos sociais no Poder. "A gente precisa ocupar esses espaços para o movimento popular estar no espaço de decisões", relatou a candidata. 

Michelle afirma que um dos grandes problemas de Caruaru é a estrutura política que a cidade se encontra. "As reais forças de poder que comandam a cidade engessam o crescimento de Caruaru", disse a candidata sobre a presença de um repasse tradicional entre duas famílias na cidade.

"O grande câncer (de Caruaru) é o familismo, é a concentração de poder" afirmou Michelle. 

Sobre a segurança pública, a candidata relata que existem ações urgentes, mas que "o problema de segurança pública é mais estruturante do que pode ser resolvido de uma hora para outra". Michelle cita que é contra o armamento da guarda municipal e que ela deve atuar na integração da comunidade e na proteção do patrimônio.

"Há uma confusão nas competências, quem tem competência de repressão é a Polícia Militar [...] essa nova função da guarda municipal fere as competências", diz a política.

Michelle cita que deseja qualificar a guarda municipal e assegurar videomonitoramento na cidade. "Guarda qualificada não precisa ser armada [...] esse modelo de repressão não funciona em lugar nenhum do mundo", fala. 

Na pauta de mobilidade ela disse que a meta é a Tarifa Zero. "É mais caro andar de ônibus em Caruaru que no Recife, com R$ 4,90 por ônibus", relatou a candidata.

O objetivo de Michelle é instalar o Bilhete Único e diminuir em 30% o valor das passagens no seu primeiro ano. A política também sugere criar rotas mais eficientes para o transporte. 

"Caruaru nasceu das feiras. Eu sou uma pessoa que veio das feiras e eu sei quais são as dificuldades estruturais". Sobre essa temática, Michelle relata que buscaria reorganizar, reestruturar e reavivar as feiras na cidade, indo além da Feira da Sulanca. 

Sobre a polêmica da Feira da Sulanca, a candidata disse pretender fazer um grande fórum com as comunidades vinculadas com a feira para o que seja feito sobre a localização do espaço.

Michelle fala que por questões ecológicas, a Feira da Sulanca deveria ser retirada do local. "O melhor caminho é colocar a feira onde ela tenha espaço para crescer", cita Michelle.

A candidata relatou que pretende garantir um voucher de R$ 40 reais para os estudantes da rede municipal, possam assegurar segurança alimentar para os alunos e incentivar as feiras da cidade. 

Nos problemas de saneamento, a política comentou que pretende alinhar uma melhor parceria com a Compesa para resolver reparos e serviços mais emergenciais para auxiliar a Estatal. 

Michelle cita que obra de saneamento gera transtornos, não elege ninguém, por isso a maioria não o faz. 

"Verticalizar moradia é verticalizar problema", relata a candidata sobre ser contra mudar o padrão de moradias na cidade de Caruaru. 

Questões políticas

Sobre a falta de conhecimento sobre a candidata na pesquisa Datafolha, Michelle relata que a política ainda favorece aqueles que têm mais, mas que usa esse espaço para dialogar e ser conhecida, sem ser apadrinhada politicamente. 

"O nosso prefeito atual não merece uma representação popular", afirmou Michelle Santos ao criticar Rodrigo Pinheiro (PSDB). A candidata do PSOL também relatou indiretamente que Zé Queiroz também contribuiu para que Caruaru estivesse como está. 

"Não queria estar na pele de Raquel porque o produto que ela está vendendo é muito ruim", alfinetou Michelle.

Sobre um apoio para um eventual segundo turno, a candidata relata que só apoiará um candidato que a representa e com pauta mais progressista, mas que não tem problema em ficar isenta. "Eu não acredito que está 'dado' em Caruaru. Acredito que ainda tem muita água para passar por baixo dessa ponte", disse a política.  

 Veja na íntegra a transmissão ao vivo: 

@blogdojamildo