Eleições 2024: fogo amigo cresce na reta final na chapa de vereadores do PL

Na reta final das Eleições 2024, acusações e clima de tensão aumentam entre os candidatos a vereador do PL-PE, com disputas internas e treta generalizada

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 30/09/2024, às 13h28

Paulo Abou Hana é filho do apresentador de TV Samir Abou Hana - Montagem: Jamildo.com
Paulo Abou Hana é filho do apresentador de TV Samir Abou Hana - Montagem: Jamildo.com

Em mais um desdobramento dos conflitos internos no PL-PE, a poucos dias do primeiro turno das eleições de 2024, o candidato Paulo Abou Hana expôs novamente as divisões que abalam o partido. Mas desta vez teve reação e foi desmentido por um vereador da própria legenda.

O site Jamildo.com vem acompanhando de perto a disputa interna entre Gilson Machado, candidato à Prefeitura do Recife, e a Família Ferreira, que controla o partido no estado.

Dessa vez, Paulo Abou Hana, que conta com o apoio de Gilson Machado, divulgou um novo vídeo em suas redes sociais. No conteúdo, ele critica duramente o vereador e candidato à reeleição pelo PL-PE, Alcides Cardoso. Abou Hana não poupou palavras, chamando Cardoso de "melancia" – verde por fora e vermelho por dentro –, em referência a uma suposta falta de alinhamento ideológico.

@blogdojamildo

FOGO NO ESTA FAMÍLIA É MUITO UNIDA E TAMBÉM MUITO OURIÇADA | É treta generalizada no PL-PE! Agora, tem até candidato a vereador chamando o outro de "melancia". 📲 Leia na Íntegra em Jamildo.com (link na bio) Jornalismo sério, informação precisa. #jamildomelo #notícia #blogdojamildo

♬ som original - Jamildo.com

No vídeo, Abou Hana acusa Cardoso de usar uma postura eleitoreira em sua militância contra a gestão do PSB. Segundo Abou Hana, Cardoso permaneceu em silêncio durante a pandemia, enquanto questões polêmicas, como a suposta compra superfaturada de respiradores de porcos, vieram à tona. Vale ressaltar que as acusações feitas por Abou Hana contra Cardoso carecem de provas concretas.

"Melancia! A hora de reclamar era lá atrás. Agora fica feio, porque agora as pessoas vão saber que você só está atrás de voto", afirma no vídeo. Confira na íntegra:

Alcides Cardoso se filiou ao PL em abril deste ano, após uma trajetória no PSDB. Com uma carreira marcada pela atuação na oposição, Cardoso se consolidou como uma das principais vozes críticas à gestão municipal. Sua mudança para o PL, partido com uma base mais conservadora, reforçou o seu posicionamento de oposição ativa à administração atual.

O vereador e candidato do PL, Paulo Muniz, afirmou para o Jamildo.com que as acusações feitas por Abou Hana contra Alcides eram injustas e que o "grande responsável pela condução equivocada foi o candidato a prefeito do Recife Gilson Machado".

"Quem acompanhou os trabalhos legislativos, sabe que Alcides Cardoso foi um líder da oposição ativo. Os governistas faziam fila para rebater as denúncias dele", completou.

Gilson pai e Gilson filho

Segundo aliados, a insatisfação entre alguns candidatos do PL e a possível causa para a divisão interna do partido estaria relacionada a um alegado favorecimento político de Gilson Machado em benefício de seu filho, Gilson Machado Filho.

Em uma "carta aberta" divulgada na noite de sexta-feira (27), Gilson Machado negou qualquer favorecimento e declarou que a candidatura de seu filho teve a aprovação tanto do ex-presidente Jair Bolsonaro quanto do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.

"O Gilson Filho foi sugerido como candidato pelo próprio presidente Bolsonaro, após eu ter dito que os nossos jovens deveriam entrar na política, citando inclusive o filho dele, Jair Renan... Foi quando avisei ao Valdemar da Costa Neto a intenção da candidatura do Gilson Filho, pois teríamos garantido um candidato a vereador que poderia ser um puxador de votos, já que não tínhamos nenhum jovem na chapa, a exemplo do Nikolas, ajudando a chapa. Ele adorou a ideia e assim ficou definido. NÃO COLOCANDO NENHUM OBSTÁCULO", afirmou Gilson.

Ele ainda ressaltou que "de todos os candidatos a vereador, o meu filho é o que tem mais tempo de filiação ao PL, mais do que os próprios vereadores atuais de mandato. É o presidente do PL Jovem Recife e organizou eventos com Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira e o ministro Marcelo Queiroga. Ele tem se destacado pelo seu próprio mérito", concluiu.

Confira a linha do tempo das matérias publicadas pelo Jamildo.com sobre as polêmicas do PL

    1. Mano Medeiros se afasta de Bolsonaro em Jaboatão: Estratégia para reeleição?
    2. Em colisão com Anderson Ferreira, Gilson Machado vai a Bolsonaro e ameaça renunciar no Recife
    3. Gilson Machado segue candidato no Recife: "Tem gente doida que eu desista, mas eu nãodesisto"
    4. Eleições 2024: divisão do Fundo Eleitoral causa treta no PL de Pernambuco
    5. Eleições 2024: 'Campanha do milhão' no PL segue gerando treta entre candidatos
    6. Eleições 2024: conflitos internos no PL vêm à tona e aquecem cenário eleitoral de 2024
    7. Eleições 2024: racha no PL trava recursos para campanha de Gilson Machado
    8. Eleições 2024: em site, Bolsonaro escolhe "eleitos" no Recife e deixa Fred Ferreira fora da lista
    9. Gilson Machado rompe o silêncio, defende o filho e critica Costa Neto e Anderson Ferreira

GILSON MACHADO grava vídeo em defesa de ALCIDES CARDOSO após ataques de PAULO ABOU HANA

@blogdojamildo