Eleições 2024: Bolsonaro vem a Pernambuco para apoiar Gilson Machado e demais nomes da extrema-direita

Gilson anunciou em suas redes sociais que Bolsonaro estará em Pernambuco no começo de agosto. Ex-presidente passará por diversos locais do estado

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 23/07/2024, às 08h06

Gilson Machado e Jair Bolsonaro em 2020 após o pernambucano ser nomeado como Ministro do Turismo - Isac Nóbrega /PR
Gilson Machado e Jair Bolsonaro em 2020 após o pernambucano ser nomeado como Ministro do Turismo - Isac Nóbrega /PR

O pré-candidato à Prefeitura do Recife Gilson Machado (PL) anunciou na segunda-feira (22) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) virá para Pernambuco no início de agosto. 

O ex-ministro do Turismo de Bolsonaro divulgou a vinda do ex-presidente em suas redes sociais junto ao deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE), do deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) e do pré-candidato a vereador em Caruaru Silvio Nascimento (PL). 

Bolsonaro em Pernambuco

Bolsonaro chegará em Pernambuco em 07 de agosto e ficará até o dia 10. O ex-presidente deverá focar em atrair votos para os candidatos do Partido Liberal nas eleições municipais do estado. 

Segundo os políticos, Jair Bolsonaro passará pelas cidades de Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Itambé e Recife. 

O plano é que no Recife ocorra um encontro com as principais lideranças conservadoras da Região Metropolitana. Devem comparecer os demais pré-candidatos da RMR, como Edinho do Paulista (PL) e Izabel Urquiza (PL) de Olinda.

Mesmo assim, o foco deverá ser na pré-candidatura de Gilson Machado, que concorre contra o atual prefeito do Recife, João Campos (PSB). 

Bolsonaro será cabo eleitoral de Gilson Machado

Bolsonaro deve focar em atrair o público conservador para que seu ex-ministro possa melhorar nos índices de intenções de voto.

A pesquisa Datafolha divulgada no início de julho mostra Gilson tecnicamente empatado com o ex-secretário do Turismo do Governo de Pernambuco, Daniel Coelho (PSD).

Daniel tem 7% das intenções de voto, Gilson 6%. João Campos mantém o favoritismo isolado no primeiro lugar com 75% dos entrevistados. Com esses índices, o prefeito poderá se reeleger ainda no primeiro turno. 

A partir da alta aprovação de Campos, a maioria dos candidatos deverá tentar minar a popularidade do prefeito. Gilson Machado já iniciou esse processo. Ainda no sábado (20), o ex-ministro do Turismo criticou o que chamou de "descaso" na situação da Rua do Bom Jesus. 

Jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, especializado em política e economia, que foi titular do blogdejamildo.com.br no Jornal do Commercio.

@blogdojamildo