Samuel Salazar diz que Gilson Machado crítica Raquel ao culpar João Campos por odor do Rio Capibaribe

Rio Capibaribe vira polêmica na campanha municipal de 2024

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 20/06/2024, às 23h18

Rio Capibaribe, com vista pela rua do Sol - Divulgação
Rio Capibaribe, com vista pela rua do Sol - Divulgação

O líder do Governo na Câmara Municipal do Recife, o vereador Samuel Salazar, disse, nesta quinta-feira (20), que Gilson Machado optou por atacar a governadora Raquel Lyra pelo odor do Rio Capibaribe.

“Demonstrando completo despreparo sobre as atribuições da Prefeitura do Recife, Gilson Machado atacou a própria aliada, já que a limpeza e a combate à emissão de esgotos nos rios é de responsabilidade do Governo do Estado (por meio da Compesa)”, disse.

O parlamentar lembrou que Gilson Machado ainda levou o filho, Gilson Machado Filho, para falar de colete, às margens do Rio Capibaribe.

“Para fechar o mico, Gilson Machado falou em frente ao hotel que não concedeu um só centavo de incentivo enquanto esteve à frente EMBRATUR e do Ministério do Turismo, no Governo Federal”, afirmou.

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO RECIFE (PROGRAMA PROEST)

Na sua página na internet, a Compesa cita, sem informar prazos, a implantação de 71.700 metros de ramais de calçada, de 48.300 metros de rede coletora, e de 5.800 metros de emissário além de construção de 9 estações elevatórias beneficiando os bairros de Imbiribeira, Boa Viagem, Porta Larga e Setúbal.

Além da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Recife (PROEST 2), composto por redes coletoras distribuídas em 3 bacias, cada uma com sua estação elevatória de esgoto e uma estação de tratamento de esgoto (ETE). Implantação de cerca de 4.500 metros de rede coletora, 1.000 metros de ramais de calçada, com investimento: R$ 124.320.157,60.

Esgoto em Porto de Galinhas

Nesta semana, o blog de Jamildo revelou, com exclusividade, que a governadora do Estado Raquel Lyra, do PSDB, vai estar na próxima quarta-feira em Porto de Galinhas, em Ipojuca, para uma assinatura de ordem de serviços especial.

A tucana vai assinar a ordem de serviços para as obras de saneamento de Porto, aguardadas por ao menos um par de décadas. Se a solução for definitiva, deixará de haver esgoto no principal cartão postal de Pernambuco. Até recentemente, o irmão de Gilson Machado era o secretário de Turismo no município, representando o PL, de Anderson Ferreira.

O evento vai contar com a presença da prefeita Célia Sales, além da vereadora Adilma Lacerda, lançada como pré-candidata na sucessão pela situação local. Outra presença garantida é o deputado estadual Romero Sales Filho, majoritário no município.

O presidente da Compesa, Alex Campos, também deve participar do evento. A Compesa será o órgão executor dos serviços.

Notícias de Economia e Política você acompanha em jamildo.com, site editado pelo jornalista Jamildo Melo, que atuou como repórter especial e titular do Blog do Jamildo no Jornal do Commercio (JC).

@blogdojamildo