Câmara do Recife realiza audiência sobre proteção animal e saúde mental de protetores

Audiência pública na Câmara do Recife debate estrutura de proteção animal, rede de apoio aos cuidadores e impactos sobre a saúde mental dos protetores

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 21/10/2025, às 11h01

Câmara Municipal do Recife
Câmara Municipal do Recife - DIVULGAÇÃO

Câmara realiza audiência sobre proteção animal e saúde mental de protetores.

Debate trata de políticas integradas e rede de apoio institucional.

Município enfrenta limitações estruturais e sobrecarga de cuidadores.

Evento é aberto ao público e acontece no Plenarinho, às 13h30.

A Câmara Municipal do Recife realiza nesta quarta-feira (22), às 13h30, uma audiência pública sobre proteção animal e as condições de trabalho e saúde mental de protetores independentes e representantes de ONGs. A iniciativa é dos vereadores Gilson Machado Filho (PL) e Eduardo Moura (NOVO).

O debate, que terá como tema “Proteção Animal e Saúde Mental dos Protetores: desafios e políticas públicas”, busca integrar a pauta do bem-estar animal às políticas sociais e de saúde pública. A proposta é discutir a criação de mecanismos permanentes de assistência aos cuidadores e ao mesmo tempo fortalecer a rede de atendimento veterinário no município.

Os parlamentares, por meio de nota, afirmam que atualmente o Recife "enfrenta entraves estruturais, como a ausência de um programa contínuo de castração e identificação, limitações na atuação do Centro de Vigilância Animal, demora na expansão do Hospital Veterinário do Recife e falta de instrumentos de participação social, como um conselho municipal ativo". Além disso, o debate também trará ponto aos tutores, como desgaste físico e emocional de protetores e cuidadores voluntários.

De acordo com os vereadores que propuseram o encontro, o tema exige abordagem integrada. “Proteger os animais significa também garantir suporte a quem dedica tempo e recursos à causa, evitando o adoecimento de protetores e permitindo que as ações tenham continuidade”, afirmam os parlamentares.

A audiência é aberta ao público e será realizada no Plenarinho, localizado no segundo andar da Câmara.