Boulos lidera ranking de engajamento digital entre ministros do governo Lula

Levantamento aponta que Guilherme Boulos lidera o engajamento digital entre ministros, com 42% mais interações que Gleisi Hoffmann

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 30/10/2025, às 10h38

Imagem Boulos lidera ranking de engajamento digital entre ministros do governo Lula

Boulos lidera ranking de engajamento digital entre ministros do governo federal.

Ministro tem 42% mais interações que Gleisi Hoffmann, a segunda colocada.

Haddad lidera em número total de seguidores somando todas as redes sociais.

Consultoria aponta que Boulos faz, em média, 15,8 postagens por dia.

O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL), lidera o ranking de engajamento digital entre os integrantes do primeiro escalão do governo federal. Segundo levantamento da consultoria AM4 Brasil Inteligência Digital, o ministro registra 42% mais interações que a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que aparece em segundo lugar.

O estudo analisou o desempenho de todos os ministros em cinco plataformas — Instagram, Facebook, X, LinkedIn e TikTok — e apontou que Boulos tem a maior média de publicações diárias: 15,8 por dia. De acordo com o levantamento, esse volume de postagens é um dos fatores que explicam o alto índice de engajamento do ministro nas redes.

Na sequência do ranking estão Alexandre Padilha (Saúde), Fernando Haddad (Fazenda) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), que completam o grupo dos cinco ministros com maior interação nas plataformas digitais. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ocupa a sétima posição.

O levantamento mostra ainda que o desempenho digital de Boulos supera o do antecessor, Márcio Macêdo, que ocupava o 20º lugar entre os ministros quando estava à frente da Secretaria-Geral da Presidência.

Quando o critério é o número total de seguidores somando todas as redes, Fernando Haddad lidera, mas não aparece em primeiro lugar em nenhuma das plataformas individualmente. Boulos é o ministro mais seguido no Instagram e no TikTok; Marina Silva (Meio Ambiente) lidera no Facebook; Camilo Santana (Educação) aparece em primeiro no X; e Anielle Franco (Igualdade Racial) está à frente no LinkedIn. Já o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, é o que mais gera engajamento nesta última rede, que concentra público do meio profissional e político.

Segundo Rebeca Ribeiro, sócia e diretora de conteúdo da AM4 Brasil, “os ministros mais ativos em publicações no período analisado foram Guilherme Boulos, Gleisi Hoffmann, Paulo Teixeira, Margareth Menezes e Silvio Costa Filho. Boulos lidera com 1.427 postagens, cerca de 17% a mais que Gleisi, a segunda colocada”. Ela acrescenta que o ranking evidencia maior dinamismo entre os perfis ligados à política e articulação institucional, enquanto as pastas técnicas e setoriais mantêm presença mais moderada nas redes.