Depois de João Campos vir a público criticar atuação da Polícia Civil, Raquel Lyra afirmou que sua caneta não faz barulho, mas sim entregas
por Cynara Maíra
Publicado em 27/01/2026, às 10h33 - Atualizado às 11h15
Governadora Raquel Lyra reage a vídeo de João Campos sobre monitoramento de secretário pela Polícia Civil e divulga carrossel com ações de sua gestão nas redes sociais.
Em publicação, Raquel afirma que sua “caneta não faz barulho, faz entrega”, e lista cerca de 20 feitos desde 2023 para reforçar discurso de entregas no governo.
Caso surge após reportagem revelar monitoramento do secretário de Administração do Recife, Gustavo Monteiro; SDS diz ter apurado denúncia anônima de propina, sem indícios para inquérito.
Episódio alimenta discurso da oposição, que acusa o governo estadual de perseguição política, enquanto João Campos classificou a atuação da Polícia Civil como “inadmissível” e promete acionar a Justiça.
Redes sociais de Raquel Lyra e João Campos intensificam publicações em clima pré-eleitoral, com vídeos de balanço de gestão e foco em ampliar presença digital em 2026.
Após o prefeito do Recife, João Campos (PSB), divulgar um vídeo em que crítica o monitoramento de seu secretário de Administração pela Polícia Civil, a governadora Raquel Lyra (PSD) alfinetou o socialista ao postar um carrossel em suas redes sociais com conquistas que teriam ocorrido em Pernambuco durante sua gestão.
Na legenda, Raquel citou que "Aqui a caneta não faz barulho. Faz entrega. Resolve. A gente usa do jeito certo: pra governar Pernambuco e cuidar de todos os pernambucanos, sem deixar ninguém pra trás", dando a entender que há gestores que focam em "fazer barulho" em vez de trabalhar e entregar.
Raquel citou quase 20 feitos de sua gestão desde 2023 para defender que trabalha.
Ver essa foto no Instagram
O caso ocorre após a gestão ser confrontada com uma reportagem da TV Record que revelou o monitoramento do secretário de Administração de João Campos, Gustavo Monteiro, pela Polícia Civil.
A Secretaria de Defesa Social apresentou uma resposta rápida com uma coletiva de imprensa. Durante o encontro, a gestão afirmou apurar uma denúncia anônima de suposto recebimento de propina; o grupo não encontrou indícios para instaurar inquérito.
Apesar do pronunciamento, o caso virou pauta para oposição, que cita o caso como um exemplo de uma atuação supostamente incorreta e de "perseguição" contra adversários políticos.
João Campos seguiu essa tese em seu pronunciamento na segunda-feira (26). Em vídeo nas redes sociais, o prefeito declarou que era "inadmissível " a forma como ocorreu a atuação da Polícia Civil e prometeu procurar a Justiça.
Apesar de já ter consolidado uma presença digital ao longo do mandato como governadora, conseguindo maior engajamento que João Campos segundo o estudo técnico da agência Ativaweb, Raquel parece desejar aumentar ainda mais suas publicações. Mesmo com mais engajamento, o prefeito ainda tem mais de um milhão de seguidores a mais que a governadora.
Na segunda-feira (26) a governadora publicou seis vezes em suas redes sociais, a maioria vídeos, muitos destacando ações anteriores da gestão e com outras figuras que devem disputar as eleições em cargos legislativos neste ano.
A tendência é que, com o período eleitoral se aproximando, a governadora e seus aliados tentem povoar e demarcar seus posicionamentos ainda mais nas redes sociais. A gestora também prometeu um grande volume de entregas para este ano.
Já conhecido pelas publicações nas redes sociais, João Campos também parece colocar mais presença nas redes sociais com tom de balanço de suas realizações na Prefeitura do Recife.
Na terça-feira passada, 20 de janeiro, João Campos também divulgou um vídeo que falou sobre ações da gestão:
Ver essa foto no Instagram
Leia também