Parcerias com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Sebrae, Receita Federal e Correios serão apresentadas
por Clara Nilo
Publicado em 27/08/2025, às 15h38 - Atualizado às 15h55
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promove, nesta terça-feira (2), em sua sede no Recife, mais uma assembleia extraordinária com a presença de prefeitos e prefeitas de todo o estado.
A reunião terá como pauta central o debate sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e o fortalecimento do Conselho de Segurança Alimentar (Consea). Também serão apresentadas parcerias com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Sebrae, Receita Federal e Correios.
Além disso, serão apresentados informes técnicos sobre a agenda municipalista, incluindo boas práticas de gestão, capacitações e estratégias de captação de recursos.
O presidente da Amupe, Marcelo Gouveia (Podemos), em entrevista no PodJá, o podcast do Jamildo.com, afirmou que a governadora Raquel Lyra (PSD) tem apresentado crescimento nas intenções de voto em municípios do interior.
Segundo ele, as conversas recentes com prefeitos indicam que, em algumas cidades, a gestora avançou até 12 pontos percentuais, enquanto o prefeito do Recife, João Campos (PSB), teria registrado queda de cerca de 8 pontos percentuais no mesmo período.
Esta análise foi feita, porém, antes da última pesquisa da Genial/Quaest sobre o cenário estadual, em que Campos saiu à frente.
“Quando a governadora tem uma avaliação acima de 50%, é natural que isso se converta em intenção de voto. João Campos veio de um momento político muito forte, logo após a reeleição, com grande visibilidade e influência digital. Mas, com o tempo, o cenário tende a voltar à normalidade, e quem aprova o governo Raquel passa a considerar votar nela”, afirmou Marcelo durante a entrevista.