Primeira senadora eleita por Pernambuco assumirá articulação do Governo Lula no Senado e recebeu manifestações de apoio de aliados
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 25/06/2026, às 14h30
Lula anunciou Teresa Leitão como líder do Governo no Senado.
Senadora substituirá Jaques Wagner na articulação governista.
Marília Arraes e Felipe Cury comemoraram a indicação.
Teresa afirmou que atuará com foco no diálogo e na construção de consensos.
A indicação da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para a liderança do Governo Lula no Senado Federal repercutiu entre aliados políticos em Pernambuco nesta quinta-feira (25). A escolha foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que atribuiu à parlamentar a missão de conduzir a articulação de pautas prioritárias do Executivo na Casa.
A nomeação ocorre após a saída do senador Jaques Wagner (PT-BA) da função. O parlamentar deixou o posto na quarta-feira (24), depois de reunião com Lula, em meio aos desdobramentos da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga supostas fraudes financeiras e apura eventual relação de agentes públicos com interesses do Banco Master. Wagner nega irregularidades.
Ao anunciar a mudança, Lula destacou que Teresa Leitão ficará responsável pela articulação de projetos considerados estratégicos para o governo federal.
“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, publicou o presidente nas redes sociais.
Primeira mulher eleita senadora por Pernambuco, Teresa Leitão tem 74 anos, é pedagoga e iniciou sua trajetória política no movimento sindical dos professores. Antes de chegar ao Senado, exerceu sucessivos mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Em 2022, foi eleita com mais de 2 milhões de votos.
Em manifestação publicada após o anúncio, a petista agradeceu a confiança do presidente e afirmou que pretende atuar na articulação entre o Palácio do Planalto, a base governista e os parlamentares.
“Assumo essa missão com lealdade, diálogo, disciplina e trabalho. Atuarei para fortalecer a articulação entre o Palácio do Planalto, a base aliada e os parlamentares, especialmente os líderes e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, contribuindo para a construção de consensos e para o avanço das pautas de interesse do governo e do povo brasileiro”, afirmou.
A escolha foi comemorada por aliados políticos da senadora em Pernambuco. A ex-deputada federal Marília Arraes (PDT), pré-candidata ao Senado destacou o simbolismo da nomeação e afirmou que a indicação representa um reconhecimento à trajetória da parlamentar.
“Recebi com muita alegria a indicação da senadora Teresa Leitão para exercer a liderança do Governo do presidente Lula no Senado Federal. Trata-se de um reconhecimento à sua trajetória, à sua firmeza política e à sua capacidade de diálogo, construída ao longo de décadas de compromisso com a democracia, a educação e o povo pernambucano”, declarou.
Marília também ressaltou o fato de uma mulher assumir uma das principais funções de articulação política do governo federal no Congresso.
“Também é uma conquista para as mulheres. Em um espaço historicamente ocupado por homens, Teresa assume uma das funções mais importantes da articulação política nacional”, afirmou.
O secretário estadual de Habitação e vice-presidente do PT em Pernambuco, Felipe Cury, também celebrou a indicação. Segundo ele, a escolha fortalece a presença política de Pernambuco no cenário nacional.
“A indicação de Teresa Leitão como líder do governo Lula consolida a força e o protagonismo histórico da liderança política de Pernambuco no cenário nacional. Lula reconhece em nossa senadora a coragem, o preparo técnico e o compromisso com o povo brasileiro para conduzir os projetos do governo no Senado”, afirmou.