Faltando três dias para as festividades, Santuário do Morro da Conceição conclui restauração do teto

Após desabamento em agosto, teto do Santuário do Morro da Conceição será entregue nesta segunda-feira às vésperas do início da tradicional festividade

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 25/11/2024, às 11h49 - Atualizado às 14h08

O acidente matou duas pessoas - Foto: Divulgação
O acidente matou duas pessoas - Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (25), será entregue a primeira etapa da restauração do teto do Santuário do Morro da Conceição, que desabou no final do mês de agosto. 

Com um investimento na casa de R$ 1,4 milhão (primeira etapa), a entrega foi feita três dias antes do início da 120ª edição da Festa do Morro, tradicional festividade que reúne vários pernambucanos e peregrinos da fé de outros estados brasileiros.

O desabamento ocorreu durante a realização de um trabalho social com a comunidade promovido pela igreja e deixou duas vítimas fatais - Antônio José dos Santos e Maria da Conceição França Pinto - e quase 30 feridos.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Ainda hoje um grupo de voluntários irá fazer a limpeza do Santuário e a partir das 19h será feito um momento de oração com os integrantes do Terço dos Homens, aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição. 

O prazo inicial dado pelo Estado para entrega da primeira etapa era 2 de dezembro, porém a data foi antecipada para 27 de novembro, e a conclusão aconteceu dois dias antes, nesta segunda. Com a entrega, o Santuário poderá receber os fiéis para a Festa do Morro, entre 28 de novembro e 8 de dezembro.

Perícia e irregularidades

Imagem de Cristo, em meio aos destroços, no santuário do Morro da Conceição
Destroços após a queda do teto, no Santuário do Morro da Conceição - Blog Imagem/Jamildo.com

Na época, em reportagem do site Jamildo.com, sempre com exclusividade, foi revelado que o Corpo de Bombeiros havia notificado o Santuário do Morro da Conceição em 2023 por falta do 'Atestado de Regularidade', uma exigência para funcionamento regular de locais com grande fluxo de pessoas.

Na época, o comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Cantarelli, enviou informações à Polícia Civil, que faz a investigação criminal das mortes. De acordo com o comandante, o Santuário do Morro da Conceição não teria o atestado de regularidade da corporação.

"Informo que o Santuário da Igreja de Nossa Senhora da Conceição não possui Atestado de Regularidade (AR) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco no sistema de atendimento ao contribuinte - SAC-BM, bem como, registro que o estabelecimento foi notificado em 15 de outubro de 2023 por meio do Termo de Notificação, em anexo", escreveu o comandante Cantarelli, em ofício para a Polícia Civil.

@blogdojamildo