Fábrica Tacaruna: Raquel Lyra confirma mais um furo do Jamildo.com

Confirmado mais um furo na concorrência do site Jamildo.com

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 10/10/2024, às 10h00

Antiga fábrica está desabando, de acordo com auditoria do TCE. Jamildo.com deu banho de cobertura no tema, sempre com exclusividade - Divulgação
Antiga fábrica está desabando, de acordo com auditoria do TCE. Jamildo.com deu banho de cobertura no tema, sempre com exclusividade - Divulgação

Há poucos dias, tive a oportunidade de entrevistar, ao lado de Geraldo Freire, a governadora Raquel Lyra, na rádio CBN. Nos intervalos, como sempre acontece, falamos amenidades.

Entre outros temas, sugeri a governadora do PSDB que não descuidasse do projeto de recuperação da fábrica Tacaruna.

Disse que a solução encontrada transformaria a antiga fábrica de colchões em uma "fábrica de sonhos". A governadora demonstrou entusiasmo com o nome. "Anota ai", sugeriu aos assessores.

Se sair do papel, realmente o espaço pode embalar sonhos dos jovens por melhor educação. A iniciativa também pode redundar em melhor diálogo com a classe dos professores. Eles poderão buscar ali aperfeiçoamento. Ou seja, um combo completo.

@blogdojamildo O TCE determina prazo para o Governo do Estado entregar laudo sobre a preservação da antiga Fábrica Tacaruna. O prédio histórico corre risco de desabamento. 📲 Leia na Íntegra em Jamildo.com (link na bio) Jornalismo sério, informação precisa. #jamildomelo#notícia#blogdojamildo♬ som original - Jamildo.com

Uma semana depois, lá esta a governadora Raquel Lyra gravando vídeo para as redes sociais.

Escrevo aqui essa história de bastidores não para nos gabarmos, mas sim para incentivar um desfecho melhor para nossos jovens. Nenhum site acompanhou o tema como o nosso. Isto se chama compromisso com a cidade e o Estado. Não é da boca para fora. Não é só em época de eleição.

Pois bem, nesta quinta-feira a governadora anunciou a recuperação oficialmente.

O projeto arquitetônico produzido pela Pontual Arquitetos terá investimento de R$ 4,2 milhões, com até 300 dias para o desenvolvimento. O plano é entregar o projeto em até 10 meses. 

É uma alegria imensa poder devolver ao povo do nosso Estado um equipamento que fala sobre a nossa identidade, mas também tendo uma utilidade voltada para aquilo que é símbolo do nosso governo: a educação", disse a governadora. 

"Vamos transformar a Fábrica Tacaruna em uma fábrica do conhecimento, que vai permitir a formação de professores da Rede Estadual de Educação, mas também vai resgatar as memórias deste lugar tão representativo para o povo de Pernambuco”, disse a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba. 

Saga da Fábrica Tacaruna 

Na divisa entre Recife e Olinda, a Fábrica Tacaruna é um prédio histórico inaugurado em 1895, como primeira fábrica de açúcar em tabletes. O local sofre com risco de desabamento, segundo os relatórios do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). 

O projeto do Governo do Estado para requalificar o espaço envolve a contratação do arquiteto Carlos Fernando Pontual, que já elaborou um plano de intervenção na Fábrica, para criar um Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pernambuco (CEFORPE), junto a uma nova Escola Técnica de Hotelaria e Gastronomia de Pernambuco. 

O parecer da contratação emergencial foi elaborado em dois de julho. 

Com serviços desativados em 1982, o equipamento foi tombado pela Fundarpe em 1994. Apenas nos 2000 o imóvel foi comprado pelo Governo de Pernambuco por R$ 14,3 milhões para criar um espaço cultural, que deu início uma série de projetos interrompidos. 

Após uma série de ações inacabadas, o TCE indicou que o governo precisaria fazer uma interdição de urgência na Fábrica e executar serviços emergenciais de escoramento para estabilizar as estruturas restantes do prédio. 

O parecer técnico do TCE cita que há uma "situação grave de deterioração e precária manutenção e conservação do prédio da antiga Fábrica Tacaruna, imóvel tombado pelo Estado, que permanece abandonado e desprovido de segurança patrimonial, bem como com as estruturas remanescentes das fachadas completamente instáveis, inclusive parte já desmoronada e outras na iminência de desabar". 

@blogdojamildo