94 anos da Orquestra Sinfônica do Recife é celebrado com concerto nos dias 30 e 31

A Orquestra Sinfônica do Recife é a mais antiga em todo o Brasil em atividade ininterrupta e conta com apresentação aberta ao público em duas datas

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 30/07/2024, às 16h35

A apresentação será no Teatro de Santa Isabel em duas datas - Foto: Wesley D'Almeida/PCR
A apresentação será no Teatro de Santa Isabel em duas datas - Foto: Wesley D'Almeida/PCR

Nesta terça-feira (30) acontece a abertura da celebração de 94 anos da Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga em atividade ininterrupta no Brasil. A programação vai até amanhã, quarta-feira (31), aberta ao público com ingressos disponíveis para retirada na bilheteria do Teatro de Santa Isabel e pelo aplicativo Conecta Recife.

As apresentações serão feitas na casa onde, em 1930, a orquestra inaugurou suas atividades: o Teatro de Santa Isabel, localizado no Centro do Recife.

Os apreciadores da música clássica podem esperar interpretações de concertos de Villa-Lobos, Carlos Gomes, Puccini, Cyro Pereira, Nilson Lopes e a regionalidade de Chico Science, além de uma homenagem ao maestro Clovis Pereira, integrantes do Movimento Armorial, movimento cultural que criou uma arte erudita a partir dos elementos da cultura popular do nordeste brasileiro, que faleceu no início desse ano.

Clóvis também foi regente da Orquestra Sinfônica do Recife no ano 2000.

Sob regência do maestro titular e diretor artístico Lanfranco Marcelletti Jr, as apresentações irão contar com os solistas Anita Ramalho (soprano), Enok Chagas (trompete) e Mizael França (trombone).

  • No dia 30/07, 200 ingressos serão distribuídos às 10h no site e no app Conecta Recife e mais 200 estarão disponíveis na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, às 19h.
  • No dia 31/07, 200 ingressos serão distribuídos às 10h no site e no app Conecta Recife e mais 200 estarão disponíveis na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, às 19h.

Orquestra Sinfônica do Recife: 94 anos de protagonismo

A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), fundada em 1930 pelo maestro Vicente Fittipaldi, é a mais antiga em atividade ininterrupta no Brasil.

Seu concerto inaugural foi no Teatro de Santa Isabel, que também é sua atual sede. No início seu nome foi Orquestra Sinfônica de Concertos Populares, mas logo passou a se chamar Orquestra Sinfônica do Recife, já em 1948. Pela sua regência já passaram notáveis nomes como Mário Câncio, Eleazar de Carvalho e Carlos Veiga.

O site jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, que liderou o Blog de Jamildo no Jornal do Commercio (JC).

@blogdojamildo