A trilogia "Minicontos, Microcontos & Gracejos" de Joca Souza Leão lança no final de novembro, mas o site já teve acesso aos livrinhos de textos curtos
por Cynara Maíra
Publicado em 08/11/2024, às 11h00
“Deu um salto na vida. Quebrou-se todo”, escreve Joca Souza Leão em uma das passagens de sua trilogia de minicontos, microcontos e o que chama de “gracejos”.
Com poucas palavras, bom humor e ironia para falar de maneira satírica sobre assuntos dos mais diversos tipos, o publicitário aposentado e cronista lança em novembro três novos “livrinhos”.
O site Jamildo.com teve acesso às obras antecipadamente e conversou com o escritor sobre a produção dos livros.
No prefácio da trilogia intitulada de “Minicontos, Microcontos & Gracejos” de Joca Souza Leão, o escritor Lula Arraes cita que minis e microcontos são gêneros de um tiro só, quase que como um susto.
Essa apresentação já prepara o leitor para os tiros certeiros, com poucas palavras, de Joca, que tenta pegar o leitor de surpresa a cada página escrita.
Divididos em três livrinhos com 85 páginas cada, os materiais estão organizados por cores, eles são:
Apesar de não haver divisão interna nos livrinhos, é possível perceber uma organização temática que também diverte por trazer “sustinhos” diferentes para um mesmo tema.
As obras alternam entre piadinhas que brincam com o surreal até produções sarcásticas intrincadas em críticas, sempre brincando com a quebra de expectativas do leitor e uso distinto entre significados para palavras e expressões.
O material também gera reflexões críticas ao leitor com algumas críticas sociais levadas pelo autor, como no texto:
“Dr. Noberto disse ao repórter: 'Lá se foi meu verão!'.
Na mesma entrevista, Wesley, o jardineiro, lamentou o que tinha perdido com o temporal:
– Casa, mulher e dois filhos"
Nessa perspectiva, ao longo da leitura, principalmente nos microcontos de até 7 palavras, é possível notar que Joca cumpre o desafio de construir com pouco uma narrativa que consiga prender o leitor, tanto com risadas ou reflexões.
O halloween já passou, mas quem quiser ter alguns “sustos” ou ser “flechado” em poucos segundos pelo humor certeiro e sarcástico de Joca Souza Leão, o livro será lançado em 28 de novembro, às 17h30, no Parque da Tamarineira, localizado na Zona Norte do Recife.
Joca Souza Leão é um publicitário e escritor brasileiro, conhecido por suas crônicas e diálogos bem-humorados. Ele nasceu em Recife, Pernambuco, e começou sua carreira como publicitário, mas mais tarde se dedicou à escrita.
Joca também é autor das obras:
Leia também
@blogdojamildo