Em reunião na Seplag, Raquel Lyra acompanhou os dados mais recentes apresentados pela SDS, com redução de violência pelo sexto mês consecutivo
por Yan Lucca
Publicado em 07/11/2024, às 16h00
Os resultados apresentados pela SDS ao governo constatando a redução de 0,4% em Mortes Violentas Intencionais (MVIs) chegaram como uma mão na roda para a governadora Raquel Lyra.
Isto porque passadas as eleições municipais de 2024, o foco do governo é correr atrás de melhorar sua avaliação, sobretudo na Região Metropolitana do Recife onde, segundo as pesquisas qualitativas, o terreno não está muito otimista em relação ao desempenho do Palácio.
Os resultados do programa Juntos pela Segurança, que substituiu o antigo Pacto pela Vida, trouxeram um "respiro" para o governo, uma vez que segurança pública faz parte dos desafios da gestão Raquel Lyra, que afirmou que "chamaria para si" a questão, repetindo um feito do ex-governador Eduardo Campos.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Há um mês, o site Jamildo.com noticiou os novos investimentos milionários previstos para 2025 na área de segurança, visando contornar uma das questões que mais desgasta a gestão. No total, será mais de R$ 340 milhões.
Durante a reunião semanal de monitoramento do Juntos pela Segurança, realizada na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), a governadora tomou ciência de que no mês de outubro o Estado registrou o sexto mês consecutivo de queda nos homicídios.
“Celebramos o sexto mês consecutivo de queda das Mortes Violentas Intencionais (MVIs), que é o crime de homicídio, e só no Recife houve mais de 25% de redução. Esse é mais um resultado das estratégias integradas, do fortalecimento das ações e da atuação das nossas forças policiais. Vamos continuar trabalhando com o foco na repressão qualificada e na prevenção para fazer um Estado cada vez mais seguro para todos”, destacou Raquel Lyra.
A redução de 0,4%, ainda segundo o Governo, figura o segundo melhor deste indicador dos últimos 10 anos. No acumulado de maio a outubro, a redução chega a 9,8%, passando de 1.776 homicídios neste mesmo período em 2023 para 1.602 no ano corrente.
Segundo os dados, a cidade do Recife se destaca com uma redução de 25,6%. Dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da Secretaria de Defesa Social (SDS) indicam, também, redução de 10% nas tentativas de homicídios.
Dados de janeiro a outubro:
Dados de outubro:
Leia também
@blogdojamildo