Palácio comemora queda no número de homicídios pelo sexto mês consecutivo

Em reunião na Seplag, Raquel Lyra acompanhou os dados mais recentes apresentados pela SDS, com redução de violência pelo sexto mês consecutivo

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 07/11/2024, às 16h00

De acordo com a SDS, o estado registrou o sexto mês consecutivo de queda nos homicídios - Foto: Hesíodo Góes / Secom
De acordo com a SDS, o estado registrou o sexto mês consecutivo de queda nos homicídios - Foto: Hesíodo Góes / Secom

Os resultados apresentados pela SDS ao governo constatando a redução de 0,4% em Mortes Violentas Intencionais (MVIs) chegaram como uma mão na roda para a governadora Raquel Lyra.

Isto porque passadas as eleições municipais de 2024, o foco do governo é correr atrás de melhorar sua avaliação, sobretudo na Região Metropolitana do Recife onde, segundo as pesquisas qualitativas, o terreno não está muito otimista em relação ao desempenho do Palácio.

Os resultados do programa Juntos pela Segurança, que substituiu o antigo Pacto pela Vida, trouxeram um "respiro" para o governo, uma vez que segurança pública faz parte dos desafios da gestão Raquel Lyra, que afirmou que "chamaria para si" a questão, repetindo um feito do ex-governador Eduardo Campos.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Há um mês, o site Jamildo.com noticiou os novos investimentos milionários previstos para 2025 na área de segurança, visando contornar uma das questões que mais desgasta a gestão. No total, será mais de R$ 340 milhões.

Durante a reunião semanal de monitoramento do Juntos pela Segurança, realizada na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), a governadora tomou ciência de que no mês de outubro o Estado registrou o sexto mês consecutivo de queda nos homicídios.

“Celebramos o sexto mês consecutivo de queda das Mortes Violentas Intencionais (MVIs), que é o crime de homicídio, e só no Recife houve mais de 25% de redução. Esse é mais um resultado das estratégias integradas, do fortalecimento das ações e da atuação das nossas forças policiais. Vamos continuar trabalhando com o foco na repressão qualificada e na prevenção para fazer um Estado cada vez mais seguro para todos”, destacou Raquel Lyra.

A redução de 0,4%, ainda segundo o Governo, figura o segundo melhor deste indicador dos últimos 10 anos. No acumulado de maio a outubro, a redução chega a 9,8%, passando de 1.776 homicídios neste mesmo período em 2023 para 1.602 no ano corrente.

Segundo os dados, a cidade do Recife se destaca com uma redução de 25,6%. Dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da Secretaria de Defesa Social (SDS) indicam, também, redução de 10% nas tentativas de homicídios.

Outros dados: segurança nos coletivos

  • Dados de janeiro a outubro:

    • Foram registradas 439 ocorrências de roubo a coletivos, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS).
    • Representa uma redução de 13,1% em comparação ao mesmo período de 2023, que teve 505 ocorrências.
  • Dados de outubro:

    • Em outubro de 2024, foram registrados 37 casos de roubo a coletivos.
    • Houve uma redução de 30,2% em relação a outubro de 2023, que registrou 53 ocorrências
@blogdojamildo