Parque Tamarineira é novo espaço público voltado ao lazer, ao convívio social, à prática esportiva e à contemplação do meio ambiente
por Jamildo Melo
Publicado em 05/07/2024, às 08h43
Depois de mais de duas décadas de idas e vindas, um prefeito do Recife consegue tirar do papel o Parque da Tamarineira. Nesta sexta-feira, de tarde, a Prefeitura do Recife entrega a primeira etapa do espaço de lazer, com mais verde, algo que falta ao Recife.
A promessa do Parque da Tamarineira atravessou sem solução todos os governos municipais do PT (João Paulo e depois João da Costa e depois toda a gestão (dois mandatos) de Geraldo Júlio no Recife também.
O equipamento que terá 10,5 hectares de extensão e vai conter praças internas, quadra poliesportiva, academia para a terceira idade, pista de cooper, playground infantil e banheiros.
A obra fica situada no terreno do antigo Sítio Tamarineira, que pertencia a Santa Casa de Misericórdia. Só o destravamento desta questão imobiliária é uma história à parte, como já contei em outra vida.
A engenhosidade da equipe de João Campos conseguiu destravar o processo, propondo a troca da área maior da Tamarineira, sem valor depois do travamento, por uma área menor mas com potencial claro de valorização no Parque Eduardo Campos, no Pina. Como o processo de negociação precisou chegar até o Vaticano, o Papa precisou dar aval.
Com certeza, um grande feito, em uma cidade em que Joaquim Francisco, ex-deputado e ex-prefeito do Recife, ganhou um busto na praça da Jaqueira por ter providenciado a titularidade ao município, junto ao governo Federal.
Nesta mesma sexta, a Prefeitura do Recife vai inaugurar, agora pela manhã, o Jardim do Poço, um novo espaço público de lazer para a população da cidade. O prefeito João Campos e autoridades participarão da solenidade.
A intervenção urbano-paisagística ocorreu no terreno localizado no cruzamento entre a Avenida 17 de Agosto e a Avenida Dr. Seixas, no bairro do Poço da Panela. Até 2009, por lá, funcionava a Casa de Saúde São José.
De acordo com a gestão, a iniciativa é mais um passo na meta de tornar o Recife uma "cidade parque" até o ano de 2037, quando completa 500 anos de fundação.
Leia também
@blogdojamildo