Aulas em Sertânia começaram na segunda (8) para quatro cursos. Esse é o terceiro Campus da UFPE fora do Recife
por Cynara Maíra
Publicado em 09/09/2025, às 08h55 - Atualizado às 09h49
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inaugurou oficialmente, na segunda-feira (8), seu terceiro campus fora do Recife, o Centro Acadêmico do Sertão (CAS), no município de Sertânia.
As aulas para os primeiros 175 alunos começaram no mesmo dia, distribuídos em quatro cursos de graduação. Durante o evento, a organização anunciou que a unidade receberá os cursos de Medicina Veterinária e Medicina no próximo ano.
A solenidade contou com a presença do reitor Alfredo Gomes, da vice-governadora Priscila Krause (PSD) e da prefeita Pollyana Abreu (PSD).
A prefeita de Sertânia, Pollyana Abreu, classificou a chegada da universidade como uma "ressurreição do Moxotó" e o início de uma "outra Sertânia".
Em seu discurso, ela lembrou das dificuldades que jovens da região enfrentavam para estudar na capital. "Eu fiz o vestibular, passei, mas não tive condições de ficar em Recife... Só eles sabem o quanto foi duro", disse a prefeita.
O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, falou sobre a necessidade da interiorização da universidade. "A educação deve chegar onde os nossos jovens estão, para que todos tenham a chance de transformar a sua vida aqui mesmo, na sua região", afirmou.
O novo campus inicia suas atividades com turmas em quatro áreas. Os cursos iniciais são:
Engenharia de Meio Ambiente e Energias Renováveis
Engenharia de Recursos Hídricos
Gestão Pública
Licenciatura em História
A chegada do campus deve impactar a economia local, em que a administração pública hoje representa 52,3% do PIB de R$ 367,4 milhões.
Além do Campus em Sertânia e a base no Recife, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está em Caruaru (CAA) e em Vitória de Santo Antão (CAV).