Desde 2021, o programa da Prefeitura do Recife beneficiou 7,3 mil jovens
por Clara Nilo
Publicado em 29/09/2025, às 10h21 - Atualizado às 10h42
A Prefeitura do Recife segue investindo na formação de alunos da rede municipal por meio do Ondatec, programa voltado à preparação dos estudantes para processos seletivos em escolas técnicas e profissionalizantes. Em 2025, cerca de 1.800 estudantes participam de aulões quinzenais de Língua Portuguesa e Matemática, distribuídos em dez polos da cidade.
O programa é voltado para alunos do 9º ano e do programa Travessia, com foco em ampliar o acesso ao ensino técnico. Além de preparar para exames seletivos, a ação busca fortalecer o desempenho em avaliações como Saeb, Saepe e Saere, e contribuir para a recomposição das aprendizagens.
"Nosso objetivo é estimular cada vez mais jovens a ingressarem nas escolas técnicas. Algo que me deixa ainda mais feliz é que, quando fui deputado federal, fui autor da proposta do ensino técnico no Brasil, que em breve será regulamentado pelo Governo Federal”, afirmou o prefeito João Campos (PSB).
Criado em 2021, o Ondatec já atendeu aproximadamente 7,3 mil jovens, dos quais 2,6 mil conquistaram vagas em instituições como o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), as Escolas Técnicas Estaduais (ETE), o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), além de unidades do Sesi e Senai.
De acordo com a secretária de Educação, Cecília Cruz, o programa consolida a estratégia da gestão para ampliar oportunidades. “O Ondatec vai muito além de aulões preparatórios. É uma porta aberta para sonhos e conquistas”, disse ela.
Os aulões gratuitos acontecem em polos como a Escola Reitor João Alfredo (Ilha do Leite), a EFER Paulo Freire (Madalena), a Escola Karla Patrícia (Boa Viagem) e unidades da rede municipal em bairros como Mangabeira, Estância, Caxangá, Cordeiro, Ibura e Vasco da Gama.