TV Asa Branca assume transmissão da Globo em Alagoas após impasse com TV de Collor

Globo decidiu não renovar contrato com a TV de Fernando Collor em 2023, mas a Gazeta havia entrado na Justiça para impedir mudança

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 29/09/2025, às 09h09 - Atualizado às 09h51

Fachada da TV Asa Branca, escrito na parede TV Asa Branca, afiliada rede globo, g1 e globo.com
TV Asa Branca assumirá como a afiliada da Globo em Alagoas. Grupo já comanda TV no Interior de Pernambuco - Reprodução

A TV Asa Branca, emissora sediada em Caruaru (PE), assumiu no sábado (27) a transmissão do sinal da Globo em Alagoas. A mudança ocorreu após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou o fim do contrato de afiliação com a TV Gazeta, da Organização Arnon de Mello (OAM), vinculada ao ex-presidente Fernando Collor.

O caso ocorre quase dois anós após a Globo comunicar à TV Gazeta em outubro de 2023 que não renovaria a parceria de 50 anos. A emissora de Collor, no entanto, entrou na Justiça para impedir o fim do contrato e obteve decisões favoráveis em instâncias inferiores.

O impasse durou até a última sexta-feira (25), quando o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, autorizou a rescisão.

Decisão do STF

Na decisão, Barroso apontou que a condenação de Fernando Collor a oito anos de prisão no STF por corrupção é um fator agravante. A lei de radiodifusão impede que pessoas com sentenças definitivas na Justiça controlem emissoras de rádio ou televisão.

"A Globo parece querer apenas conservar pretensão legítima de não associar a sua marca a empresa envolvida em empreitada criminosa", afirmou o ministro no documento.

A TV Gazeta, que está em recuperação judicial desde 2019, argumentava que sem o contrato com a Globo não conseguiria cumprir seus acordos para pagamento de dívidas.

O caso da mina da Braskem, em Maceió, piorou a relação entre as duas empresas. Segundo a Folha de São Paulo, a omissão do nome da empresa vinculada com os afundamentos de ruas da capital alagoana e uma suposta cobertura "tímida" do caso gerou incômodo na Globo. A TV Gazeta tinha a Braskem como uma de suas maiores anunciantes. 

A TV Gazeta estaria com planos de ir para o Youtube após reajustar sua programação.

Transição do sinal

A TV Asa Branca iniciou a transmissão em Alagoas à meia-noite do sábado (27). A TV Gazeta, porém, manteve o sinal da Globo no ar e só foi notificada oficialmente da decisão do STF na tarde de sábado. Por cerca de 14 horas, a Globo teve dois canais no estado.

O sinal na TV Gazeta deixou de ser transmitido por volta das 15h. A emissora de Collor informou que vai recorrer da decisão na segunda-feira (29).

A TV Asa Branca informou que os novos telejornais locais, produzidos em Alagoas, começarão a ser exibidos na quarta-feira (1º).