Certame Unificado, com 460 vagas em 9 órgãos estaduais, é marco na gestão e permite ao candidato concorrer a até três cargos distintos no Concurso Público.
por Ana Luiza Melo
Publicado em 08/10/2025, às 19h50 - Atualizado às 20h03
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), publicará nesta quinta-feira (9), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE).
A iniciativa é inédita no Estado e visa modernizar e ampliar o acesso aos cargos públicos, ofertando um total de 460 vagas para nove órgãos em cargos de níveis Médio e Superior.
Conforme anúncio oficial, as provas do certame serão realizadas em duas datas, 14 e 21 de dezembro de 2025, e ocorrerão em 10 municípios pernambucanos: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Floresta, Palmares, Petrolina, Recife e Salgueiro.
“O edital do primeiro concurso público unificado de Pernambuco será publicado no Diário Oficial de amanhã. São 460 vagas distribuídas por nove órgãos do Estado, e o mais interessante é que um candidato vai poder, em apenas um certame, concorrer a até três cargos distintos. Essa será uma excelente oportunidade para todos os que desejam fazer parte da equipe que está mudando Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.
As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 7 de novembro, exclusivamente pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC), responsável pela organização.
As 460 vagas estão distribuídas em três blocos: formação específica de nível superior; qualquer área de formação de nível superior; e formação de nível médio. Cada um com dia e turno exclusivo de provas.
A secretária de Administração, Ana Maraíza, classificou o CPU-PE como um "marco na modernização da gestão pública estadual", com o objetivo de "atrair profissionais de excelência".
“Ao publicar esse edital, o Governo de Pernambuco tem o objetivo de atrair profissionais de excelência para integrar o quadro de servidores do Estado, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à população”, pontuou a titular da pasta.
A realização de grandes certames para recomposição do quadro de servidores estaduais é um tema recorrente na agenda do Governo e tem sido acompanhada pelo Jamildo.com.