PGE-PE firma parceria com IGEDUC para concurso de residência jurídica

Instituto com 10 anos de atuação foi escolhido para conduzir o primeiro concurso de residência jurídica da Procuradoria-Geral do Estado de Pernambuco

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 18/07/2025, às 11h00 - Atualizado às 11h18

A seleção será voltada para estudantes de nível superior e prevê bolsa-auxílio, auxílio-transporte e certificação. - Foto: Reprodução da Internet
A seleção será voltada para estudantes de nível superior e prevê bolsa-auxílio, auxílio-transporte e certificação. - Foto: Reprodução da Internet

A Procuradoria-Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) oficializou a escolha do Instituto IGEDUC como responsável pela organização do seu 1º Concurso de Estágio de Pós-Graduação (Residência Jurídica).

A seleção será voltada para estudantes de nível superior e prevê bolsa-auxílio, auxílio-transporte e certificação. Com atuação reconhecida na condução de processos seletivos em todo o país, o IGEDUC doará os serviços de forma gratuita, com vigência entre os dias 16 de julho e 30 de novembro de 2025.

Sob a liderança da Procuradora-Geral Bianca Ferreira Teixeira, a PGE-PE divulgou a Homologação do Resultado do Chamamento Público nº 01/2025 – PGE/PE nesta quinta-feira (17).

O Instituto IGEDUC, que completa 10 anos de atuação, já atendeu demandas semelhantes do Ministério Público de Pernambuco, da Justiça Federal de Pernambuco e de mais de 200 municípios nas regiões Nordeste e Sul do Brasil.

Com atuação em concursos e seleções públicas em todo o Brasil, o instituto vem se consolidando como referência na organização de processos transparentes, técnicos e eficientes. De acordo com o fundador do instituto, o advogado Inácio Feitosa, a expectativa é que o processo reforce a aproximação entre estudantes e o setor público, ampliando oportunidades de formação prática e inserção profissional. 

No anúncio, a PGE destacou a importância dessa parceria com o IGEDUC, "que fortalece o processo de seleção e contribui para a excelência na formação jurídica no Estado".

A residência jurídica da PGE-PE é uma modalidade de estágio voltada para estudantes de pós-graduação em Direito, com foco na formação prática em atividades jurídicas ligadas à administração pública.

Os selecionados atuarão diretamente nos órgãos da Procuradoria, sob supervisão de procuradores do Estado, desenvolvendo competências técnicas e contribuindo com a rotina institucional.

A proposta é aproximar o meio acadêmico da atuação jurídica real, promovendo a qualificação profissional e incentivando o ingresso futuro em carreiras públicas.