Conselheiro Ranilson Ramos falou sobre assunto em sessão do TCE após ser questionado por procurador do MPCO
por Jamildo Melo
Publicado em 27/03/2025, às 16h00 - Atualizado às 16h09
O conselheiro Ranilson Ramos falou sobre a possível renovação do concurso de professores do Estado de Pernambuco.
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) estava julgando um processo de medida cautelar sobre o concurso de Analistas e Assistentes da Secretaria Estadual de Educação, nesta quinta-feira (27).
Ranilson disse que era desnecessário o alerta sobre o concurso dos Analistas e Assistentes, devido ao concurso ter sido prorrogado, conforme revelou o Jamildo.com em primeira mão esta semana.
Em seguida, o procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), questionou na sessão se havia notícia da prorrogação do concurso de professores.
"Do concurso de professores ainda não. Acredito que, como já tem na mão da Secretaria de Educação uma conclusão do TCE de que há novas preterições no concurso de professores, possa acarretar a prorrogação deste concurso. Mas vamos esperar", respondeu Ranilson Ramos ao procurador.
A validade do concurso acaba em abril.
Os cerca de 1.700 aprovados ainda em cadastro de reserva estão preocupados, já que o secretário Gilson Monteiro deu entrevista indicando que poderia não renovar o concurso.
O Jamildo.com apurou que a governadora Raquel Lyra (PSD) deve renovar o concurso em abril, antes de terminar a validade do edital.
A governadora está em férias no Canadá, mas retorna ao Estado na sexta-feira (28).
A preparação no Estado é que a governadora renove o concurso com um vídeo nas redes sociais, dando a notícia em primeira mão aos professores.
Os professores, contudo, não contam com a sorte. Os aprovados já arrecadaram R$ 1.500 para entrar com uma ação popular para manter a validade do concurso.
Esta semana, o secretário estadual de Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro, assinou a renovação da validade do concurso público para o cargo de Analista em Gestão Educacional e Assistente Administrativo Educacional.
A validade iria acabar em 29 de março e foi prorrogada por mais dois anos, ou seja, até 25 de março de 2027.
O edital inicial previa 500 vagas para Analista em Gestão Educacional e 96 vagas para Assistente Administrativo Educacional.
Apesar dos números iniciais, o Governo de Pernambuco já nomeou mais de 1600 aprovados nos dois cargos do concurso.