Suape lança Caderno de Sustentabilidade e premia 6 terminais por boas práticas ambientais

Suape Conecta 2025 reúne setor produtivo, reconhece empresas por práticas sociais e ambientais e reforça compromisso com a Agenda 2030 e a Sustentabilidade

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 16/12/2025, às 16h58 - Atualizado às 17h06

Armando Monteiro Bisneto (C) e o diretor Sóstenes Alcoforado (E) entregaram prêmios às empresas que se destacaram em boas práticas sustentáveis
Armando Monteiro Bisneto (C) e o diretor Sóstenes Alcoforado (E) entregaram prêmios às empresas que se destacaram em boas práticas sustentáveis - Foto: Divulgação

A segunda edição de 2025 do evento Suape Conecta, realizada nesta terça-feira (16) no Centro Administrativo do complexo, reuniu representantes do setor produtivo, gestores e parceiros institucionais.

O encontro teve como foco o diálogo e a integração das iniciativas estratégicas do complexo industrial portuário, com destaque para a agenda de Sustentabilidade.

O evento marcou o lançamento do Caderno de Boas Práticas de Sustentabilidade, um compilado de experiências exitosas adotadas por organizações instaladas no complexo.

A iniciativa promoveu o reconhecimento de empresas que se destacaram por seu compromisso com práticas responsáveis, sociais e ambientais, alinhadas à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Das 27 empresas participantes, três foram premiadas por suas iniciativas: Petrobras – Refinaria Abreu e Lima, pelo "Programa Meninas Pró-Futuro"; Vibra Energia S.A., pela iniciativa "Movimento Violência Sexual Zero"; e Seara Alimentos, pelo programa "Uso de Hidrogênio Verde no Processo Produtivo".

Armando Monteiro Bisneto, diretor-presidente de Suape, comemorou o sucesso do Caderno, destacando o compromisso das empresas com o desenvolvimento sustentável, a equidade de gênero e a transição para uma economia de baixo carbono.

A primeira edição do Caderno de Boas Práticas de Sustentabilidade foi um sucesso e mostra o compromisso com uma agenda de desenvolvimento sustentável, inovadora e inclusiva. Isso evidencia que as empresas promovem educação, equidade de gênero, fortalecimento das comunidades do entorno e estão comprometidas com a transição para uma economia de baixo carbono, em sintonia com os valores que orientam o Complexo Industrial Portuário de Suape e o Governo de Pernambuco”, declarou.

Prêmios e Inovação

A programação incluiu a entrega do Troféu Selo Terminal Amigo do Oceano 2025, que chega à sua quinta edição.

O prêmio reconhece as instalações portuárias que se destacaram pela conformidade ambiental e adoção de boas práticas sustentáveis, em consonância com os objetivos da Década dos Oceanos e o ODS 14 (Vida na Água).

Seis terminais foram reconhecidos: Pandenor Importação e Exportação; Decal Brasil; Tecon Suape; Petrobras Transporte S.A. - Terminal Aquaviário de Suape; Ultracargo Logística e Temape - Terminais Marítimos de Pernambuco.

Encerrando o evento, foi apresentada a agenda de atividades 2026 do Comitê de Inovação para Indústrias, que visa promover soluções tecnológicas e a cooperação entre empresas para conciliar crescimento econômico, eficiência operacional e redução de emissões.

O Suape Conecta também abriu espaço para a pauta social, recebendo a ONG Giral e a presidente do Instituto do Fígado e Transplante de Pernambuco (IFP), Leila Beltrão, que solicitou apoio para a construção de um hospital de referência.