Programa Recentro apresentou balanço de 2025 e garantiu premiação para imóveis requalificados. João Campos prevê foco em habitação em 2026
por Cynara Maíra
Publicado em 16/12/2025, às 09h41 - Atualizado às 10h12
Ana Paula Vilaça apresentou o balanço de 2025 do Programa Recentro no Paço do Frevo.
Foram entregues placas a 24 imóveis que concluíram obras de requalificação e garantiram isenções fiscais.
O programa atraiu mais de R$ 200 milhões em investimentos privados para o centro.
Para 2026, a Prefeitura promete entregar a Ponte Giratória e lançar a Cartilha do Centro.
O foco na habitação segue com as PPPs Morar no Centro e Distrito Guararapes.
Na segunda-feira (15), a gestão do prefeito João Campos (PSB) apresentou as ações do Programa Recentro em 2025 e as projeções para 2026.
O evento no Paço do Frevo com participação da chefe do Gabinete do Centro, Ana Paula Vilaça focou na adesão de proprietários aos benefícios fiscais para recuperação de imóveis históricos e a atração de mais de R$ 200 milhões em investimentos privados para a região central.
Durante o evento, a Prefeitura do Recife entregou placas de reconhecimento a 24 imóveis que concluíram suas obras de requalificação, contrapartida exigida para receber isenções de tributos como IPTU, ISS e ITBI.
Entre os contemplados estão espaços na Rua do Bom Jesus, Avenida Marquês de Olinda e Rua da Moeda.
"A gente teve uma série de investimentos públicos e privados acontecendo aqui... Temos como foco atrair a moradia, pois a moradia impacta diretamente comércio e serviços", afirmou Ana Paula Vilaça.
No balanço, o grupo do Recentro deu destaque aos números de algumas ações da gestão municipal, como o programa Atende Recentro.
Essa iniciativa forma um mutirão de serviços que reúne órgãos como IPHAN, Bombeiros e cartórios. Segundo o balanço, somente em 2025, o programa atendeu cerca de 150 investidores e viabilizou a regularização de mais de 20 imóveis.
Um dos destaques foi o lançamento nesta semana da PPP Morar no Centro, que prevê 1.200 unidades, e do projeto Distrito Guararapes, focado em 800 moradias em Santo Antônio.
João Campos aposta nessas iniciativas para repovoar o centro e garantir sustentabilidade econômica aos serviços locais.
No evento, os gestores comentaram sobre a entrega da reforma da Ponte Giratória, que liga os bairros de São José e Recife Antigo e está em obras desde 2022. João Campos prometeu que estrutura estaria disponível até o Natal deste ano.
O cenário econômico da região também deve ser impulsionado pela inauguração de empreendimentos privados como o Moinho Residencial e o hotel Motto by Hilton.
Lista de imóveis contemplados com placas: