Priscila Krause pede autorização para novo empréstimo de R$ 1,5 bilhão

Governadora em exercício Priscila Krause solicitou autorização para empréstimo nas férias de Raquel Lyra

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 21/03/2025, às 10h04 - Atualizado às 10h16

Priscila Krause e a governadora, no lançamento do edital para construção de quatro maternidades em regiões de Pernambuco - Américo Nunes/Vice-governadoria
Priscila Krause e a governadora, no lançamento do edital para construção de quatro maternidades em regiões de Pernambuco - Américo Nunes/Vice-governadoria

Sem alarde, o Governo do Estado está solicitando da Assembleia Legislativa a autorização para contratar um novo empréstimo bilionário.

O objetivo é contratar "operação de crédito junto à instituições financeiras nacionais, até o valor de R$ 1.513.205.279,42 (um bilhão, quinhentos e treze milhões, duzentos e cinco mil, duzentos e setenta e nove reais e quarenta e dois centavos)".

O projeto de lei 2692/2025 foi assinado pela vice-governadora Priscila Krause (PSDB), durante as férias da governadora Raquel Lyra (PSD), que está no Canadá.

"A contratação de operações de crédito possibilita que o Estado amplie sua capacidade de investir, buscando junto aos agentes financeiros nacionais e internacionais as melhores condições para captar os recursos necessários para execução dos seus projetos prioritários", explica Priscila Krause.

Segundo o Governo, o montante foi definido "de acordo com o valor limite de contratação de operações de crédito para o Estado no Espaço Fiscal definido pela Secretaria do Tesouro Nacional - STN para o ano de 2025".

O Governo afirma que "os recursos resultantes dos financiamentos autorizados serão obrigatoriamente aplicados nas despesas de capital, constantes do Plano Plurianual e dos Orçamentos Anuais do Estado".

A aplicação dos recursos ficará vinculada a projetos coordenados pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do Governo do Estado.

Ainda não há uma definição da instituição bancária que concederá o empréstimo, mas informações de bastidores afirmam que deve ficar entre Banco do Brasil, Caixa e BNDES, ou seja, estatais do governo Lula (PT), com quem a governadora Raquel Lyra tem tido importantes parcerias, inclusive para liberação de outros empréstimos anteriores.

DEPUTADOS DEVEM COBRAR DESTINO DE EMPRÉSTIMOS ANTERIORES

Segundo informações de bastidores, a nova composição das comissões mais importantes da Assembleia, presididas por opositores, deve ou pode impactar na tramitação do projeto.

Deputados estaduais, sob reserva, adiantam que, antes de aprovar o novo empréstimo, irão querer saber o destino dos valores dos empréstimos anteriores já liberados.

Até adversários reconhecem, nos bastidores, que Raquel está com "o caixa cheio" e que chegará em 2026 tendo recursos para gastar.

No Recife, João Campos (PSB) também fechou empréstimos com o Governo Federal, mas em volume menor que o Estado, até pelo orçamento anual da Prefeitura ser bem inferior ao orçamento do Estado.

SUSTO EM 2024 PARA O GOVERNO

O Governo chegou a passar um susto, no final de 2024, após Pernambuco ter sido inscrito no cadastro de inadimplentes e ter sido proibido de tomar novos empréstimos. O site Jamildo.com revelou com exclusividade a pendência.

Raquel Lyra foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) e conseguiu uma liminar para retomar a possibilidade de contratar empréstimos.

A decisão favorável do STF foi publicada em fevereiro de 2025 e revelada pelo Jamildo.com em primeira mão.