Funcionários da EMPREL realizam paralisação de advertência

A paralisação de advertência será na manhã desta quarta-feira (23) em protesto à proposta de reajuste salarial feita pela Prefeitura do Recife

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 22/04/2025, às 17h12 - Atualizado às 18h05

Reprodução
Reprodução

Nesta quarta-feira (23), os funcionários da Empresa Municipal de Informática (EMPREL) irão realizar uma paralisação de advertência. O movimento deve acontecer a partir das 8h da manhã, em frente à própria empresa, na Avenida Cais do Apolo, no Centro do Recife

A greve foi organizada a partir do descontentamento dos funcionários em relação as propostas ofertadas pela Prefeitura do Recife no processo de renegociação salarial. A gestão municipal sugeriu o aumento de 1,5% no salário atual (sendo 1% retroativo a janeiro e 0,5%) e também o aumento de R$1,00 no ticket alimentação. 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Informática e Tecnologia da Informação de Pernambuco (SINDPD-PE), a proposta realizada estaria muito distante da pauta entregue à Prefeitura no segundo semestre de 2024. 

Além disso, o sindicato também afirma que o reajuste proposto não iria cobrir sequer a inflação do ano que se passou (perto dos 5%) e que três profissionais da empresa já teriam se demitido, nos quatro primeiros meses de 2025, pelos motivos citados acima. 

A partir da mobilização, o grupo busca "sensibilizar a opinião pública e a gestão municipal para a necessidade do fortalecimento da carreira pública de TIC e a consequente manutenção da qualidade dos serviços ofertados pelo município".

EMPREL

"A Empresa Municipal de Informática – EMPREL - é uma empresa pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira, integrante da Administração Indireta Municipal que atua, estrategicamente, no planejamento e implementação da política de Tecnologia da Informação e Comunicação necessárias aos órgãos e entidades da administração direta e indireta da Prefeitura do Recife".