Fernando de Noronha: Associação de Pousadas aposta no Sul e investe em capacitação para fortalecer o turismo da ilha

A Associação participará do evento Festuris Gramado com foco em capacitação de agentes de viagem

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 04/11/2025, às 13h28 - Atualizado às 13h44

Paisagem de Fernando de Noronha
Fernando de Noronha - Reprodução

A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), com o objetivo de intensificar sua presença no mercado doméstico, participará da Festuris Gramado 2025, um dos principais eventos do setor turístico na América Latina, que acontece no Rio Grande do Sul.

Além do fortalecimento, a ação visa fortalecer o relacionamento com o trade turístico e qualificar profissionais para ampliar a presença de turistas de alta renda na ilha.

A aposta no Sul do país é estratégica: a região já ocupa o terceiro lugar no ranking de emissões de visitantes nacionais para Fernando de Noronha, respondendo por 13% do fluxo total, segundo dados da associação. O Sudeste lidera com cerca de 45%, seguido pelo Nordeste, com 34%.

"O turista do Sul busca exclusividade, experiências autênticas e um padrão de serviço elevado, que é justamente a marca das nossas pousadas”, afirmou a presidente da APFN, Lúcia Smith.

"O Festuris é a porta de entrada ideal para traduzir os 13% de volume de reservas da Região Sul em um aumento substancial no nosso ticket médio e na permanência na ilha, reforçando Noronha como destino de luxo e natureza", concluiu ela. 

Além da participação institucional, a principal aposta da entidade será na capacitação de agentes de viagens. A diretora executiva da APFN, Manuela Fay, ministrará um treinamento exclusivo para cerca de 70 agências do Sul do país, a convite da operadora Visual.

"Queremos munir os agentes de viagens com o conhecimento aprofundado sobre o destino e o padrão das pousadas da APFN. Essa parceria com a Visual demonstra a união do trade em torno de um objetivo comum: vender Noronha com a qualidade que ele merece, assegurando a melhor experiência para o visitante", explicou Fay.

A iniciativa faz parte da estratégia da associação de posicionar Fernando de Noronha como destino de excelência no turismo sustentável e de alto padrão.