Dix Aeroportos assume, em breve, aeroportos de Jericoacoara e Canoa Quebrada

A partir do dia 30 de abril, a Dix Aeroportos, que já administra diversos aeroportos do país, terá também os de Jericoacoara e Canoa Quebrada

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 21/04/2025, às 15h51 - Atualizado às 16h30

Divulgação
Divulgação

A Dix Aeroportos, empresa do grupo pernambucano Agemar, venceu a licitação promovida pelo Governo do Ceará para administrar os aeroportos de Jericoacoara, no município de Cruz, e de Canoa Quebrada, em Aracati. A partir do dia 30 deste mês, a companhia assume oficialmente a operação, manutenção e gestão dos dois terminais.

Considerados estratégicos para o fortalecimento do turismo e o desenvolvimento econômico do litoral cearense, os aeroportos passam agora a integrar o portfólio de concessões da empresa, que já atua em outras regiões do país. O resultado da licitação foi divulgado no Diário Oficial do Estado na última semana.

A concessão tem como principal objetivo melhorar a infraestrutura e os serviços oferecidos, além de ampliar a conectividade aérea das regiões.

“Vamos trabalhar para promover um serviço mais eficiente e atrativo para passageiros e companhias aéreas”, afirmou o diretor da Dix Aeroportos, Manoel Ferreira Júnior.

Com sólida atuação no setor, a empresa integra o consórcio Novo Norte, responsável pelos aeroportos internacionais de Belém (PA) e Macapá (AP). No arquipélago de Fernando de Noronha (PE), a Dix está à frente da gestão do aeroporto local, onde investe R$ 57 milhões na construção de um novo terminal de passageiros, com entrega prevista para 2026.

A operadora também administra aeroportos regionais em Pernambuco — como os de Caruaru, Serra Talhada, Garanhuns e Araripina — e, em parceria com a Socicam, compõe o consórcio responsável por 11 aeroportos no interior paulista.

Aeroporto de Fernando de Noronha 

Aeroporto Governador Carlos Wilson, popularmente conhecido como Aeroporto de Fernando de Noronha, foi construído em 1934 e fica na Rodovia BR-363 a cerca de 4km do Centro Histórico da Ilha de Fernando de Noronha.

Declarado Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, o arquipélago de Fernando de Noronha é conhecido pela beleza de suas praias e da encantadora biodiversidade local. Situado no Oceano Atlântico, o distrito pertence ao estado de Pernambuco e conta com 21 ilhas e ilhotas.