Fernando de Noronha: administrador interino assume em meio a impasse político

Impasse entre o Governo e a Alepe será solucionado após sabatina do indicado ao cargo de Administrador Geral, o advogado Virgílio de Almeida.

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 18/04/2025, às 16h14

Fernando de Noronha segue sem administrador-geral desde 28 de janeiro deste ano. - Reprodução
Fernando de Noronha segue sem administrador-geral desde 28 de janeiro deste ano. - Reprodução

Mais um capítulo na gestão do arquipélago de Fernando de Noronha. O impasse continua entre o Governo de Pernambuco e a Assembleia Legislativa de Pernambuco, que ainda não realizou a sabatina do indicado ao cargo de Administrador Geral, o advogado Virgílio de Almeida.

Recentemente, José Aglailson Neto foi nomeado administrador adjunto e nesta terça, dia 15, ele começou os trabalhos, realizando a sua primeira visita à ilha. Ele será também administrador interino até que a avaliação do novo administrador geral aconteça e a governadora Raquel Lyra (PSD) possa, finalmente, nomear Vírgilio Almeida. 

Vale lembrar que não há eleição em Noronha para este cargo e para assumir a função, o indicado precisa ser sabatinado na Comissão de Justiça da Alepe para comprovar que tem condições de exercer a função. Caso seja aprovado, o candidato será avaliado pelos parlamentares em plenário. Os deputados não definiram nova data para sabatina de Virgílio Oliveira, que é indicado do partido Avante.

De acordo com declaração dada ao Blog Viver Noronha (G1), José Aglailson Neto afirmou que não pode avaliar a indefinição da sabatina. “Essa questão cabe à Assembleia Legislativa, e eu torço para que a situação seja resolvida logo. Não tenho como prever essa data”, afirmou Aglailson Neto.

Durante sua visita à ilha, o administrador interino também tomou a iniciativa de se reunir com os Conselheiros Distritais. “O gesto de vir ao Conselho Distrital demonstra que a nova gestão quer diálogo. Nós entendemos que eles querem conversar, uma vez que vieram a casa do povo”, declarou o conselheiro Ailton Araújo Júnior.

O presidente do Conselho Distrital, Milton Luna, também comentou sobre a reunião. “Foi muito boa a reunião com os novos integrantes da Administração da Ilha, isso foi positivo e os conselheiros ficaram satisfeitos com a iniciativa”, avaliou Luna.

Aglailson pertence a uma família com tradição na política. Ele é neto de José Aglailson e filho de Aglailson Júnior, que exerceram os cargos de deputados estaduais e prefeitos de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul. Também é irmão de Aglailson Victor, deputado estadual em seu primeiro mandato pelo PSB.

*Com informações do Blog Viver Noronha (G1)