A governadora Raquel Lyra, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o ministro Renan Filho foram alguns dos políticos que falaram na abertura
por Clara Nilo
Publicado em 01/09/2025, às 15h31 - Atualizado às 15h52
O Recife sediou, nesta segunda-feira (1º), a abertura do Fórum Nordeste 2025. O encontro, promovido pelo Grupo EQM, debateu transição energética e reuniu governadores, ministros e empresários no Mirante do Paço. Na ocasião, a governadora Raquel Lyra (PSD) destacou que o Governo do Estado busca criar condições estratégicas para atrair investimentos focados em economia verde.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, que também prestigiou a abertura, listou uma série de atrativos e oportunidades de investimento para Pernambuco.
“Este evento reúne grandes lideranças do Brasil inteiro. Aqui conseguimos aferir a temperatura dos projetos que estão na agulha para acontecer e destravar pontos importantes de investimento. Parte da nossa estratégia de transição energética se originou do debate promovido pelo fórum e resultou, por exemplo, na atração de investimentos da European Energy e de outras empresas de e-metanol”, disse ele.
Outro destaque foi o anúncio da retomada das obras da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco.
“Hoje, existem quatro mil homens trabalhando na construção deste equipamento. Quando iniciarmos o trecho de Pernambuco, teremos seis mil trabalhadores atuando nesta que é a maior obra de infraestrutura linear do país”, explicou o ministro dos Transportes, Renan Filho, durante a abertura do evento.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, também estava presente e afirmou que “a transição energética é uma oportunidade de desenvolvimento, pois ela gera emprego e renda. O objetivo deste fórum é traçar caminhos para que o Brasil avance e aproveite, cada vez mais, essas novas energias limpas”.
O evento contou com sete painéis que abordaram temas relacionados à transição energética nos setores de biocombustíveis e energia limpa.