Tanto Raquel Lyra quanto João Campos participaram de eventos do público evangélico neste fim de semana. Políticos tentam captar eleitorado para 2026
por Cynara Maíra
Publicado em 01/09/2025, às 09h11 - Atualizado às 10h02
A governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), dedicaram parte da agenda do fim de semana para participar de eventos voltados ao público evangélico.
Ambos católicos, os possíveis adversários em 2026 começaram a intensificar neste ano os movimentos de aproximação com o segmento evangélico, que representa 1,9 milhão de pernambucanos e detém uma forte capacidade de mobilização.
A movimentação não é um fato isolado. Em julho, tanto Raquel quanto João discursaram no 43º Congresso de Jovens da Igreja Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE), um dos maiores encontros do calendário evangélico estadual.
No sábado (30), Raquel Lyra esteve na 20ª Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus (CONEMAD 2025), em Olinda, ao lado da prefeita do município, Mirella Almeida (PSD), e do deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP). Em seu discurso, a governadora adotou um tom de continuidade.
"É essa transformação que a gente está fazendo no estado de Pernambuco e é claro que a gente não faz tudo num tempo só, porque é impossível que isso seja feito, mas tenham certeza de que todo dia a gente faz a nossa parte”, afirmou.
No mesmo dia, João Campos marcou presença na 27ª Marcha para Jesus, na Avenida Boa Viagem, no Recife. O prefeito também discursou e garantiu o apoio da gestão municipal para as próximas edições do evento.
"A essência, a base, o pilar dessa festa é Jesus. Então eu acho que a gente tem que apoiar. Eu apoio enquanto prefeito, mas, principalmente, apoio enquanto cidadão", declarou Campos.
Segundo o Censo de 2022, os evangélicos representam cerca de 25% da população pernambucana, um eleitorado com grande peso.
A pesquisa Quaest divulgada em agosto mostra que João Campos possui boa avaliação tanto entre católicos (58%) quanto entre evangélicos (53%). A governadora Raquel Lyra, em comparação, tem menos da metade da aprovação de Campos em ambos os segmentos religiosos.
Apesar do foco recente, os dois gestores mantêm agendas constantes também junto ao público católico, que ainda é maioria no estado.
Ambos participaram da Missa do Vaqueiro em Serrita e da reinauguração do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife. No domingo (31), a governadora também esteve na 32ª Romaria de Frei Damião, em São Joaquim do Monte.