Cabo de Santo Agostinho amplia emprego no local com entrada de novos empreendimentos. Local teve maior geração de emprego em 2023
por Cynara Maíra
Publicado em 07/08/2024, às 08h53
Na segunda-feira (05), começou a funcionar no Cabo de Santo Agostinho o segundo Centro de Distribuição (CD) da Amazon, uma das maiores empresas de e-commerce no mundo. O novo CD funciona em integração com o primeiro, em atuação desde 2021.
O novo local tem espaço para entrada de 200 caminhões ao mesmo tempo. Para o site, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Cabo, Inaldo Campelo, já havia afirmado que o novo empreendimento iria gerar 2 mil empregos diretos.
Inaldo Capelo declarou que a entrada do novo CD fortalecerá a receita municipal e estadual. O secretário disse que o empreendimento "coloca a cidade do Cabo como o maior centro de distribuição do grupo no Nordeste Brasileiro".
A elevação das oportunidades de emprego também ocorre com o novo CD do Mercado Livre, que já está operando e trará 2,5 mil empregos diretos na cidade no total. A Shopee, de Cingapura, também se encontro na cidade.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Cabo, Inaldo Campelo, comentou que, unido ao novo Centro de Distribuição do Mercado Livre na cidade, o CD da Amazon traz grande oferta de emprego na cidade.
A empresa de distribuição de energia fotovoltaica Bluesun Solar iniciou ainda em maio as atividades no Cabo de Santo Agostinho, próximo ao novo CD da Amazon, no centro logístico Armazenna. A nova unidade compõe 40% de todas as operações da Bluesun no Brasil, com cerca de 200 empregos gerados.
Nesse cenário de inserção das empresas no local, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) demonstra que entre janeiro e junho de 2024, o Cabo já conseguiu 8.797 novos admitidos.
Apenas em junho foram 1.395 vagas preenchidas. Inaldo Campelo declarou ao site que a previsão é dobrar os resultados do primeiro semestre na segunda metade do ano. O tombo da Coperbo pode atrapalhar as previsões, considerando a perda de mais de 2,5 mil empregos.
Esses números podem assegurar para cidade um dado semelhante ao ano passado, que fez 15.903 novas oportunidades de emprego.
A chegada de uma grande gama de empreendimentos está vinculada tanto com a localização portuária do Cabo, como também com o plano já relatado pelo site de criação de um Núcleo de Inovação do Cabo de Santo Agostinho.
O objetivo é unificar as empresas do Porto de Suape para criação de um ambiente de constante inovação, a ação tem participação de professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco, técnicos do Sebrae, Banco do Nordeste, Petrobras, a Prefeitura do Cabo e o grupo Cornélio e Ricardo Brennand.
Segundo o secretário Inaldo Campelo, o núcleo já está no sétimo módulo de efetivação, e em breve será lançado o site para quem desejar se instalar no local.
Leia também
@blogdojamildo