BNB financia ampliação da produção de água da Compesa

Jamildo.com revelou em primeira mão que agora em agosto BNB financia estados do Nordeste. Em Pernambuco, é o caso da Compesa

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 07/08/2024, às 07h07

Obras da Compesa em Caruaru, para receber água da adutora do Agreste - Divulgação
Obras da Compesa em Caruaru, para receber água da adutora do Agreste - Divulgação

Em visita ao Ceará, no evento de 72 anos do Banco do Nordeste, o blog do Jamildo revelou, em primeira mão, que o BNB se preparava para ajudar estados do Nordeste com novos investimentos de R$ 1,4 bilhão, agora em agosto. No Estado, a Compesa é uma das estatais beneficiadas.

Ao lado de um gigante empréstimo internacional, para a produção de águia bruta, a Compesa
contará com outras fontes de financiamento, a exemplo do Finisa e BNB. É a primeira vez que a estatal assina em seus 53 anos como mutuária.

“A Compesa está em um momento desafiador: acaba de assinar um contrato no valor de R$ 1,1 bilhão com o banco dos Brics para estruturação de obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. São obras que impactarão positivamente a vida das pessoas com maior oferta de água, diminuição e eliminação de rodízios, redução de calendários e ampliação dos serviços de esgoto”, diz Alex Campos.

“Já estamos executando inúmeras obras em todo o estado, entre elas, os grandes empreendimentos hídricos para o Agreste, região com o pior balanço hídrico do país, que são as Adutoras do Agreste, Alto Capibaribe e Serro Azul. A partir da conquista dos novos investimentos, com a capacidade técnica e operacional das nossas equipes, estamos trabalhando para mudar a realidade do saneamento em Pernambuco nos próximos anos”, afirma o presidente da Compesa.

Mudança da Compesa para Caruaru

O presidente da Compesa, Alex Campos, informou que inicia dinâmica de gestão itinerante a partir desta quinta-feira (7).

Por dois dias, a Compesa vai transferir o gabinete administrativo da Companhia para Caruaru. Será a primeira cidade a receber o novo formato. A próxima será Petrolina, no Sertão do São Francisco.

No período, o presidente e diretores da empresa despacharão no município, com visitas às unidades operacionais e vistorias em obras.

Segundo a empresa, a iniciativa visa aproximar a gestão da empresa da realidade dos municípios, além de impondo ritmo às ações da Compesa, no acompanhamento dos serviços de manutenção ou na execução das obras em andamento nas cidades.

"A ideia permitirá, ainda, que alta direção da Companhia conheça de perto a realidade de outras áreas das cidades, a qualidade das ações em desenvolvimento e as necessidades do município", diz a estatal.

@blogdojamildo