Recife é 1ª capital do NE escolhida para campanha global “Informar Mulheres, Transformar Vidas”

A campanha prevê apoio de até US$ 50 mil para execução de ações voltadas para o enfrentamento da violência contra a mulher

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 29/09/2025, às 11h07 - Atualizado às 11h28

Ilustração de mquatro mulheres de perfil sobre um fundo de nuvens roxas
A ação é organizada organizada pelo The Carter Center, instituição fundada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter. - Divulgação

O Recife foi selecionado como a primeira cidade do Nordeste e a terceira do Brasil a integrar a 4ª edição da campanha internacional “Informar Mulheres, Transformar Vidas”, organizada pelo The Carter Center, instituição fundada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter.

A iniciativa reúne 13 cidades de cinco continentes e tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres a informações sobre direitos e serviços públicos.

A campanha prevê apoio financeiro de até US$ 50 mil para execução de ações locais, voltadas principalmente ao enfrentamento da violência contra a mulher e à divulgação de mecanismos de acolhimento e inclusão social. No Brasil, apenas o Rio de Janeiro e São Paulo já haviam participado.

Segundo a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, “a iniciativa vai ampliar a capilaridade das informações essenciais, alcançando mulheres que vivem situações de violência ou que podem apoiar outras mulheres a romperem o ciclo da violência”.

Rede de atendimento à mulher no Recife

O Centro de Referência Clarice Lispector, em Santo Amaro, funciona 24 horas, enquanto o Serviço Especializado Clarice Lispector, em Areias, atende diariamente das 7h às 19h.

Também existem núcleos de acolhimento nos Compaz: Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Dom Helder Câmara, Paulo Freire e Atriz Leda Alves.

Sobre a campanha global

A ação Inform Women, Transform Lives atua em rede com 48 cidades de diferentes continentes. O objetivo é garantir que mulheres tenham acesso a informações sobre saúde, educação, cidadania e enfrentamento da violência doméstica, em busca da promoção de uma equidade de gênero.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas no site.

Embed para o site de Jamildo Melo