Governadora Raquel Lyra entregará cozinha comunitária número 250 faltando três dias para o fim do ano. Promessa da gestão era 300 em 2025
por Cynara Maíra
Publicado em 27/12/2025, às 12h00 - Atualizado às 12h12
Entrega: Raquel Lyra (PSD) inaugura neste domingo (28) a cozinha comunitária número 250 em Cortês, na Mata Sul.
Meta Atrasada: A gestão prometeu 300 cozinhas até o fim de 2025; faltam 50 unidades com apenas três dias para o fim do ano.
Outras Obras: A agenda inclui a entrega do Mercado Público Vereador Rui Emídio da Silva, também em Cortês.
Sertão: Pela manhã, a governadora participa da 67ª Missa do Vaqueiro em Floresta.
Contexto: O programa de segurança alimentar é vitrine para 2026 e opera com repasses estaduais de custeio às prefeituras.
Com apenas três dias antes do fim de 2025, a governadora Raquel Lyra (PSD) cumpre agenda no interior do estado no domingo (28) com foco na área social. A gestora inaugura a Cozinha Comunitária Estelita Conceição, no município de Cortês, na Mata Sul.
O novo equipamento representa a 250ª cozinha comunitária em funcionamento no Estado. A promessa era entregar 300 equipamentos até o final deste ano. Com a inauguração deste domingo, restam 50 unidades para o cumprimento do objetivo.
Para auxiliar na contagem do progresso da gestão Raquel Lyra na meta, o Jamildo.com preparou um infográfico interativo sobre as cozinhas comunitárias do Estado, confira:
A cozinha em Cortês funcionará na Agrovila Barra de Jangada, em um antigo prédio do Programa Saúde da Família.
A ampliação da rede de segurança alimentar é uma das principais bandeiras de Raquel Lyra na disputa eleitoral de 2026. A governadora chegou a cobrar publicamente o secretário de Assistência Social, Carlos Braga, sobre a necessidade de acelerar o cronograma.
Para tentar expandir a rede, o Estado utiliza o modelo de cofinanciamento "fundo a fundo". O governo repassa R$ 50 mil para a implantação e R$ 20 mil mensais para o custeio, enquanto as prefeituras assumem a operação diária.
Além da cozinha comunitária, Raquel Lyra entrega em Cortês a reforma do Mercado Público Vereador Rui Emídio da Silva, no centro da cidade. A obra buscou oferecer melhores condições para os comerciantes locais.
Antes da agenda na Mata Sul, a governadora inicia o domingo no Sertão de Itaparica. Às 9h30, a gestora acompanha a 67ª Missa do Vaqueiro, no Parque de Exposição de Animais de Floresta.