Ação de Raquel Lyra prevê a entrega de kits e estabelece regras para o cofinanciamento estadual das atividades para juventudes a partir de 2026
por Cynara Maíra
Publicado em 12/12/2025, às 08h58 - Atualizado às 09h22
Raquel Lyra (PSD) assinou convênios com 73 municípios para implementar as Casas das Juventudes.
O Estado fornecerá kits com computadores, impressoras e Smart TVs para estruturar os espaços locais.
A ação integra um investimento de R$ 6 milhões que visa cobrir todos os 184 municípios de Pernambuco.
O cofinanciamento estadual para manutenção começará em 2026, mas apenas após as prefeituras comprovarem o funcionamento dos equipamentos.
Jaboatão dos Guararapes, segundo maior colégio eleitoral do estado, instalará sua unidade no antigo prédio do SENAI, no Centro.
A governadora Raquel Lyra (PSD) assinou, na quinta-feira (11), convênios com 73 municípios pernambucanos para a implementação de Casas das Juventudes nas cidades escolhidas.
O evento no Palácio do Campo das Princesas reuniu representantes das cidades, secretários e deputados. A prefeita de Camutanga, Thallita Fonseca (PV) discursou em nome dos municípios.
Segundo a gestão, a assinatura inicia uma nova etapa na política pública voltada para jovens entre 15 e 29 anos, com foco na formação profissional e participação social.
Com coordenação da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude (SCJ), o projeto prevê a estruturação física das Casas das Juventudes com kits para ampliar a estrutura tecnológica dos espaços. As cidades receberão computadores, impressoras, mobiliário, Smart TVs e equipamentos de som.
A ação faz parte de um investimento global de cerca de R$ 6 milhões que deverá, no futuro, atingir todos os 184 municípios e o distrito de Fernando de Noronha.
"Assinamos convênio com mais de 70 municípios, mas compramos equipamentos para os 184... Devemos olhar para nossas crianças e jovens e enxergar as alternativas e oportunidades de construir a sua independência e autonomia", afirmou Raquel Lyra durante a solenidade.
O modelo adotado pela gestão estadual baseia-se na corresponsabilidade federativa.
Para aderir ao programa e receber os equipamentos, as prefeituras precisaram cumprir requisitos específicos, como a instituição de um Conselho Municipal de Juventude, a indicação de um gestor responsável pela pasta e a garantia de um espaço físico adequado.
O convênio ainda estabelece um cronograma para o repasse de recursos. Após receberem a estrutura, os municípios terão um período de 12 meses para implementação e execução das atividades.
O modelo de cofinanciamento estadual para a manutenção das ações deve começar 2026, apenas após os gestores comprovarem o pleno funcionamento dos equipamentos nos municípios.
A ideia do projeto, segundo a secretária da Criança e Juventude, Yanne Teles, é garantir o protagonismo juvenil.
Jaboatão dos Guararapes, segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, é um dos municípios contemplados pelo projeto.
O prefeito Mano Medeiros (PL) participou da cerimônia e detalhou que a primeira unidade da cidade funcionará no antigo prédio do SENAI, no Centro, onde atualmente opera o Centro Municipal de Formação.
"Essa nova Casa das Juventudes chega para se somar a essas ações e fortalecer ainda mais essa política social", avaliou o prefeito.