Raquel Lyra, Teresa Leitão e Kari Santos foram umas das representantes na conferência, que debateu políticas públicas e igualdade de gênero no país
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 29/09/2025, às 16h37
A governadora Raquel Lyra (PSD), acompanhada de uma das maiores delegações da história do estado, participou da abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), nesta segunda-feira (29), em Brasília. O evento é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, e marca a retomada da conferência após dez anos, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.
A comitiva pernambucana chegou à capital federal com 109 delegadas eleitas nas etapas estadual e municipais. Segundo Raquel Lyra, a participação de Pernambuco visa levar propostas votadas na Conferência Estadual realizada no mês passado em Gravatá.
“Pernambuco se faz presente com as propostas votadas na nossa Conferência Estadual. Entre os temas, serão debatidos a implementação de um sistema de políticas públicas para as mulheres e a tipificação desses serviços, para garantir o financiamento e a execução dos programas”, disse a governadora Raquel Lyra.
Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou leis que ampliam a licença-maternidade e garantem salário-maternidade em caso de internação de mãe ou bebê por mais de duas semanas após o parto. Também foi assinado, junto ao ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, um edital de R$ 10 milhões voltado à pesca artesanal com prioridade em mulheres pescadoras.
“Esta conferência é um grito contra o silêncio. Não há democracia plena sem a voz das mulheres”, afirmou o presidente Lula.
A vereadora do Recife, Kari Santos (PT), vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara Municipal, também esteve no encontro e destacou a relevância do espaço para a participação popular e o fortalecimento de políticas públicas.
Antes da etapa nacional, Kari Santos coordenou a Conferência Municipal Livre de Políticas para as Mulheres, onde foram construídas propostas que agora chegam à instância federal. “Estamos trazendo as vozes das mulheres do Recife para o centro das decisões nacionais. O que foi construído nas etapas municipais e estaduais está sendo apresentado aqui, em Brasília, com a certeza de que teremos políticas públicas mais fortes e inclusivas”, afirmou.
A conferência, que vai até 1º de outubro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), recebe delegadas de todos os estados, consolidando propostas das etapas municipais, regionais e estaduais. Pernambuco mobilizou representantes de 164 municípios, reunindo mais de 800 mulheres, garantindo diversidade de realidades e trajetórias, com foco na equidade de gênero e no enfrentamento às desigualdades e violências.
Também participaram da solenidade a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que disse "Esse é um momento fundamental para fortalecer a participação social e ampliar direitos", nas redes sociais; a senadora Teresa Leitão, que também destacou a cronologia. "Um momento histórico de retomada da democracia participativa, do fortalecimento da cidadania, do reconhecimento da igualdade de gênero e da ampliação de direitos para mulheres".
Além delas, participaram a secretária da Mulher, Juliana Gouveia e os secretários estaduais Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais).