Recife conclui restauro da imagem de Nossa Senhora no Morro da Conceição

Monumento de 3,5 metros e 1,8 tonelada recebeu pintura, iluminação cênica e revitalização do nicho; investimento foi de R$ 117,6 mil

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 25/09/2025, às 10h22 - Atualizado às 11h02

Monumento da Nossa Senhora da Conceição
Monumento foi restaurado após desastre de agosto de 2024 - Edson Holanda/PCR

A Prefeitura do Recife entregou, na última quarta-feira (24), a obra de restauro da imagem de Nossa Senhora da Conceição, localizada no Morro da Conceição, zona norte da cidade. O monumento, de 3,5 metros de altura e 1.840 quilos, passou por recuperação conduzida pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) em 45 dias úteis, com investimento de R$ 117,6 mil.

A intervenção incluiu a limpeza e a correção de pontos de oxidação, o reforço da estrutura do nicho e a repintura da imagem. A tonalidade dourada, presente em versões antigas, foi retomada em substituição ao azul usado nas últimas décadas. O serviço contou ainda com um estudo cromático desenvolvido por um  colorista especializado e o uso de pintura automotiva no nicho para ampliar a durabilidade.

O pátio do monumento recebeu 25 refletores de iluminação cênica, instalados pela primeira vez no espaço. Também está em andamento a recuperação da capela principal.

Na reinauguração, o prefeito João Campos (PSB) participou da celebração ao lado do reitor do santuário, padre Emerson Borges, e do bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Josivaldo Bezerra.

“Hoje celebramos a inauguração do restauro de um símbolo de fé, devoção e identidade da nossa cidade. Que jamais nos falte esperança e a certeza de que teremos dias melhores. Em um tempo marcado por tantos desafios no mundo, guerras, conflitos e litígios, que possamos voltar nosso olhar para Nossa Senhora como sinal de comunhão e união”, disse Campos.

O padre Emerson também destacou o impacto da obra para os fiéis. “Encontrar Nossa Senhora restaurada gera alegria e esperança. Agora ela está ainda mais bonita para acolher todos os devotos”, afirmou.

A restauração aconteceu após o teto da capela desabar, em agosto de 2024, o que deixou 28 feridos e dois óbitos.