Recife lidera Rede Brasileira de Urbanismo com foco em revitalização de centros urbanos. Cidade é destaque pelo Programa Recentro
por Cynara Maíra
Publicado em 29/11/2024, às 10h28
A cidade do Recife foi escolhida para coordenar a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, organização que reúne nove capitais para promover a revitalização dos centros urbanos no país. Compõem a Rede as cidades de:
Eleita por unanimidade, a chefia do colegiado ficará a cargo de Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro do Recife (Recentro). Seu mandato inicial será de um ano, com possibilidade de renovação.
A posse de Ana Paula ocorreu em Brasília durante a Semana de Urbanismo, evento apoiado por instituições como ONU-Habitat e Ministério das Cidades. Janilson D’Limma, secretário-adjunto do Maranhão, foi eleito segundo diretor.
A Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais foi criada em 13 de junho de 2024. O desenvolvimento do colegiado foi desenvolvido oficialmente no 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, evento promovido pela Prefeitura do Recife.
O objetivo da Rede é criar políticas urbanas, sociais e econômicas que melhorem a qualidade de vida e a sustentabilidade dos centros urbanos brasileiros. O grupo ainda visa unir esforços entre as cidades participantes, compartilhar experiências e criar estratégias para combater a degradação dos centros históricos.
A cartilha de boas práticas da rede, lançada durante o evento, destacou o Programa Recentro de Recife como referência.
Uma das iniciativas citadas é a Lei do Recentro, que oferece incentivos fiscais, como isenções de IPTU, ITBI e ISS, para atrair investimentos e estimular a moradia na área central da cidade, abrangendo bairros como Santo Antônio e São José.
Ana Paula Vilaça ressaltou a importância da cartilha para inspirar outras cidades: "É um marco para reabilitar centros urbanos e melhorar a qualidade de vida".
Leia também
@blogdojamildo